Classificação: Educação
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Conectados.com: Leitura e diversão “A turma do 5º ano desenvolveu o projeto sobre leitura, que recebeu o nome de Ligados.com: Leitura e diversão. Eu achei que esse projeto valeu muito a pena, porque minha leitura melhorou muito, e percebi que a dos meus colegas também. Aconteceu muitas coisas no projeto, fizemos cartazes, textos, fizemos uma bola literária que havia textos da Copa do Mundo, uma árvore que também tinha textos, mural dos poemas, esses textos eram usados para fazer a leitura deleite, todos os dias um aluno lia um desses textos para a turma e varias outras coisas. Durante esse projeto aconteceu muitas coisas boas e interessantes. Nesse projeto também teve uma coisa diferente, fizemos uma Gincana Matemática, que também precisava de leitura e muita atenção e tinha muita diversão. Eu gostei muito do projeto!”
Isabela Ribeiro | aluno(a)
“Eu fiquei muito feliz ao ver meu filho se divertindo, misturando diversão e aprendizagem ao mesmo tempo. Isto é muito legal!”
Meraci Mueller | responsável
Pergunta Exploratória

• O que mais gosto de ler? Quais leituras mais me chamam atenção?

Expedição Investigativa

• A expedição se deu através da leitura feita pela professora da história “O menino que não gostava de ler” de Susanna Tamaro, após ouvirem a história os alunos fizeram uma ilustração sobre a história e o que mais lhe chamou a atenção, feito isso compartilhamos as curiosidades com os demais colegas.

Objetivos

• Conscientizar os alunos da importância da leitura, oportunizando situações que possam desenvolver o hábito da leitura, estimulando assim, o desejo de novas leituras, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita. \n• Aprimorar a capacidade de produção textual diferenciando os diversos gêneros textuais;\n• Despertar o gosto pela leitura, formando estudantes mais críticos, coerentes e com maior facilidade de interpretação;\n• Entender que a leitura e a escrita desafiam nossa imaginação e possibilita nosso crescimento intelectual;\n• Utilizar diferentes linguagens como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias;\n• Ampliar o vocabulário, as experiências de leitura com o grupo e individualmente;\n• Incentivar o estudante a compreender e utilizar melhor as regras ortográficas da Língua Portuguesa;

Comunidade de Aprendizagem

• Alunos, professores, pais, bibliotecário, funcionárias.

Articulação com o currículo

• Língua Portuguesa: Gêneros textuais: Histórias em Quadrinhos, Lendas, Fábulas, Contos Clássicos, textos informativos e narrativos, entre outros, explorando a oralidade, leitura e escrita. Pesquisa/ Biografia; cantinhos temáticos para leitura;\n• Matemática: Construção de gráficos e tabelas, Sistema monetário e resolução de problemas, desafios e enigmas, gincana;\n• História: Relações culturais;\n• Geografia/Ciências; Textos: leitura, compreensão, atividades diversas relacionadas.\n• Ensino Religioso: Valores;

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

• Reconto de historias: relembrar algumas histórias que os alunos já leram e gostaram para compartilhar com a turma.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Cardoso

Diretor
Lidiane Padilha Goeritz

Turma
5º ano

Número de alunos
15

Educadores
Valeria Inês Müller de Souza

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Herveiras

Cooperativa
SICREDI VALE DO RIO PARDO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE HERVEIRAS

Apoiadores
Equipe diretiva, professores, funcionários, pais e Programa União Faz a Vida

Assessoria Pedagógica
Sonia Dettenborn Luz
“Durante a realização do projeto os alunos demonstraram muito interesse e participação. Todos, de uma forma ou outra, apresentaram uma evolução na leitura e escrita. Foi gratificante ver o empenho e dedicação em cada um, sempre procurando e dando o melhor de si na realização das atividades, contribuindo com ideias, colaborando com opiniões, sendo muito críticos em cada tema abordado.”
Valéria Inês Müller de Souza | Professor(a)