Classificação: Educação
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Brincando, cantando e aprendendo “Este projeto foi muito bom porque foi um momento em que fiquei mais perto da minha filha, brinquei e me diverti junto com ela.”\n \n“Achei muito legal, fico muito contente que meu filho esteja aprendendo coisas diferentes, além de só pintar desenhos. Muito interessante mesmo!” \n\n\n“Ótimo ver como se divertem aprendendo e nós como pais vemos o quanto nosso filho se desenvolveu, conhecendo as letras, números, cores, sabendo escrever seu nome, isso tudo nos emociona muito.”
Adriana Samara - Tânia e Joel Jappe - Rosa dos Santos | responsável
Pergunta Exploratória

• Conhecer números e letras é uma das competências que as crianças adquirem na Educação Infantil. É muito comum ouvir perguntas deste tipo: - Que letra é essa? – Que número é esse? Mesmo sem saber se é uma letra ou um número.

Expedição Investigativa

• Manuseio de letras que a professora confeccionou, despertando a curiosidade nos alunos(cor, forma, de quem é a letra...), cantigas que apresentam letras e contagem.

Objetivos

• Despertar o letramento através da ludicidade na identificação e escrita das letras do nosso alfabeto apresentando o alfabeto;\n• Possibilitar à criança um primeiro contato com a diversidade de letras existentes, propiciando o processo de associação entre elas, de forma lúdica e prazerosa, através de brincadeiras, jogos, músicas, construções, dentre outros.\n• Desenvolver a lateralidade, coordenação motora fina e grossa, a concentração, a socialização e a percepção visual;\n• Estimular a contagem de números por meio da música, poesia, parlendas, jogos e relacionar o número a quantidade;\n• Estimular o reconhecimento do símbolo e do som das letras, através de jogos, músicas e brincadeiras;\n• Desenvolver atividades estimulantes, desafiadoras e muito divertidas.

Comunidade de Aprendizagem

• Alunos, professores, pais, bibliotecário, funcionárias e comunidade local.

Articulação com o currículo

• Linguagem oral e escrita: Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos em diversas situações de interação presentes no cotidiano.\n• Matemática: Utilização de contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas.\n• Natureza e sociedade: Participação em situações rotineiras nas quais se faz necessário o uso da leitura e produção. Valores. Regras.\n• Música: apreciação musical – ouvir, cantar e práticas diversificadas; ouvir, perceber e discriminar os diversos tipos de sons; incentivar a memorização de pequenas músicas e gestos, cantigas de rodas; \n• Arte: Releitura das brincadeiras e cantigas. Utilização de diversas técnicas. Massinha de modelar. Dramatizações.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

• Como é uma turma de alunos com faixa etária de 4 e 5 anos, o tema foi decidido pela professora da turma, visto que havia muitos questionamento a respeito do mesmo e também é um conteúdo que seria desenvolvido durante o ano letivo com a turma.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Cardoso

Diretor
Lidiane Padilha Goeritz

Turma
Educação Infantil - Pré A

Número de alunos
9

Educadores
Valéria Inês Müller de Souza

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Herveiras

Cooperativa
SICREDI VALE DO RIO PARDO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE HERVEIRAS

Apoiadores
Equipe diretiva, pais, professores, funcionários e Programa União Faz a Vida

Assessoria Pedagógica
Sonia Dettenborn Luz
“Gostei muito de trabalhar com a maleta do Alfabeto viajante, pois era notável a alegria das crianças ao levarem para casa a mala diferente e ao retornarem para a escola a ansiedade tomava conta deles, pois queriam mostrar para os colegas a sua letra e os tesouros (objetos) que trouxeram de casa. Uma maneira diferente de estimular o interesse e a participação da família. Foi muito válido e deu certo.”
Valéria Inês Muller de Souza. | Professor(a)