Classificação: Educação
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O fazer matemático: mãos que cooperam " Gostei porque a gente fez jogos e jogamos em grupos. Acho que aprendi melhor assim".
Mateus Felipe | aluno(a)
Pergunta Exploratória

o uso de jogos matemáticos pode ser uma boa alternativa no ensino da matemática

Expedição Investigativa

Entrevista realizada com 50 alunos e 6 professores sobre as metodologias utilizadas e a visão de cada grupo quanto a importância do jogo como ferramenta pedagógica no ensino de matemática.

Objetivos

Construir jogos matemáticos relacionados aos conteúdos curriculares;\nPromover momentos de construções coletivas e socialização com outras turmas e professores;\nDesenvolver aprendizagens significativas a partir de metodologia dinamizada.

Comunidade de Aprendizagem

alunos das séries iniciais da E.M. Nossa Senhora das Graças

Articulação com o currículo

Operações no conjunto dos números naturais; números racionais


Ficha Técnica
Escola
E.M Nossa Senhora das Graças

Diretor
Jesuína Ap. Gonçalves Miotto

Turma
6º ano A

Número de alunos
31

Educadores
Rosivam Rodrigues da Silva

Estado
Mato Grosso

Município
Comodoro

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE COMODORO

Apoiadores
alunos das turmas 4º ano A, 5º ano A e 6º anos A e B.

Assessoria Pedagógica
Márcia Regina Simpionni Carraro
Percebi claramente quanto o jogo pode ser estimulativo. Que a ação de construir com objetivo de socializar com outros alunos permite uma interação melhor entre estudantes, no sentido de colaboração e mesmo ciente que trata-se de um projeto que poderia ter sido melhor ampliado, fico feliz em ter a certeza de que os alunos, através de orientações, construíram um ambiente um pouco mais leve e descontraído repleto de aprendizagens significativas.
Rosivam Rodrigues da Silva | Professor(a)