Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
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Projeto

NÓS SOMOS O TRÂNSITO O trânsito tem que ser levado a sério. Temos que respeitar as sinalizações, as regras e as leis do trânsito, porque assim, a gente pode evitar que aconteçam acidentes, que podem deixar pessoas feridas ou até perder a vida.\n\n\nAprendemos muito com esse projeto, parece uma coisa bem simples, mas é muito importante que seja ensinado na escola para todas as crianças. As orientação que nós recebemos no período de duração do projeto foram muito importantes para nós, pois levamos essas informação para compartilhar com nossos pais e também lembra-los de algumas leis que muitas vezes passam despercebidas, como usar o cinto de segurança, crianças pequenas devem ir na cadeirinha e os maiores no banco de trás e com cinto também. Saber se comportar no trânsito pode evitar acidentes e salvar vidas.
Matheus Pfad 4º A e Eduardo Auler 4º B | aluno(a)
Pergunta Exploratória

O que sabemos sobre o trânsito?

Expedição Investigativa

Passeio realizado nas proximidades da escola para verificar o fluxo de veículos e pedestres .

Objetivos

Conhecer a história, à legislação e cuidados básicos relacionados ao trânsito, seja na condição de pedestre, ciclista, condutor ou passageiro, promovendo o empoderamento dos estudantes sobre atitudes, deveres e comportamentos determinantes do cidadão enquanto usuário das vias públicas, de modo a tornar o trânsito mais seguro.

Comunidade de Aprendizagem

Psicóloga Tarciana Franco; Escola de Trânsito; construção de carrinho de rolimã por familiares.

Articulação com o currículo

Expressão oral; rodas de conversas sobre trânsito; história do trânsito; pesquisas sobre o trânsito de diferentes cidades brasileiras e o trânsito na Índia; legislação e regras para manter o trânsito seguro; identificação das principais causas de acidentes no trânsito; interpretação das placas de sinalização do trânsito, reconhecimento e interpretação das cores dos semáforos, virtudes como paciência, respeito, tolerância, atenção e responsabilidade no trânsito; idade máxima permitida para poder dirigir; valores de multas; quando foram criados os primeiros automóveis; construção de maquetes; construção de veículos com material de sucata;construção de carrinho de rolimã; participação na Mateada da Cidadania e no Desfile em homenagem a Pátria, chamando atenção sobre a importância da paz no trânsito.


Ficha Técnica
Escola
Escola de Ensino Fundamental São Paulo

Turma
4º ano A e B

Número de alunos
36

Educadores
Susana Aparecida da Silva e Liciane Cristina Deuner

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Santo Antônio do Planalto

Cooperativa
SICREDI ALTO JACUÍ RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO SANTO ANTONIO DO PLANALTO

Apoiadores
C.P.M E.M.F.E.São Paulo

Todos os dias, nós, nossas famílias, nossos estudantes e seus familiares\nexercitamos o direito de ir e vir. Possuímos companheiros de viagem no veículo,\numa vez que muitos são transportados nos trajetos casa-escola e escola-casa.\nAlém disso, existem outras atividades na rotina, tais como: consultas ao\nmédico/dentista, atividades extraclasse, atividades desportivas, compras, etc. (além\ndos passeios nos finais de semana e as viagens realizadas com a família). Assim,\ntorna-se importante orientar e conscientizar as crianças e a comunidade escolar \n a respeito dos cuidados que precisamos ter e das regras e leis de trânsito que devemos seguir . A escola tem papel fundamental na ação educativa para o trânsito e é o espaço determinante de formação de cidadãos conscientes e responsáveis.\nconscientes e críticos