Cooperação com a natureza e seu projeto de vida
“ Eu gostei de participar das atividades do projeto, porque aprendi e conheci coisas que tinham na minha cidade e eu nunca tinha visitado. Descobri como posso fazer húmus, adubar e plantar. Também cuidar do jardim e da horta que fizemos com os pneus pintados por nós e os colegas da turma 43. Gostei muito de participar da Feira do Livro e ver outros trabalhos diferentes.
Geandro Campara Schlumpf | aluno(a)
“ Eu achei interessante a participação do meu filho. É ótimo que na escola tenha o incentivo de cuidar da terra, com a produção dos alimentos, sabe de onde vem. Cada atividade diferente ele comentava em casa o que tinham feito, então a família também se envolvia.
Ana Rita Campara Schlumpf | responsável
Pergunta Exploratória
O que acontece com a água depois da nascente? Como estamos cuidando da nossa água?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa da turma 52 partiu de uma curiosidade dos alunos ao olharem pela janela da sala de aula, no qual eles enxergavam um terreno que tinha um caminho que é uma escadaria e que desce na barranca do rio. Já com a turma 43 a curiosidade dos alunos foi com a queda da ponte. Com as turmas 41, 42 e 51 os alunos observaram a nascente da Sanga do Curtume.
Objetivos
Conscientizar os alunos quanto aos cuidados com a natureza e o rio da cidade, valorizando as suas riquezas e buscando uma mudança de atitudes na família e na escola, refletindo a comunidade.
Comunidade de Aprendizagem
Professores, alunos, profissionais da Corsan, Leonel Lorenzoni.
Articulação com o currículo
Água\Meio Ambiente\Plantas e Solo\Leitura e escrita\Formas e uso de energias\Cooperação\Ciclos da água\Poluição\Arte
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Foi conversado com os alunos as questões históricas da escola e também do rio que passa pela cidade, bem como sobre o bar da praia, quem começou e a história da ponte, resgatando assim, toda uma questão voltada com um olhar carinhoso para as riquezas da cidade que envolvem a água. Também foi realizada uma roda de conversa com os alunos das turmas 41, 42 e 51 após a expedição, onde eles comentaram aquilo que mais chamou atenção, escreveram textos e fizeram desenhos sobre a visita.