Classificação: Alimentação e Nutrição Saudável
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

CENOURA FELIZ O projeto união faz a vida nos possibilitou e ajudou a ensinar que cenoura nos faz bem, por exemplo: para os cabelos, corpo e olhos. E deixa a gente bem fortinha.
Jheneffer Souza dos Santos | aluno(a)
O projeto união faz a vida juntamente com o projeto da cenoura feliz, proporcionou a minha filha uma visão de alimentação saudável. No qual instigou ela a ter o desejo de comer a cenoura, no qual antes deste projeto minha filha não tinha interesse de comer este legume. \nE ela compreendeu a importância dos nutrientes que a cenoura possui.\nUm projeto que realmente fez a diferença na vida da alimentação da minha filha e até mesmo da minha família.
Lindiane Portela | responsável
Pergunta Exploratória

Porque as cenouras são alaranjadas? E o coelho come cenoura?

Expedição Investigativa

Iniciou em sala de aula a partir de uma lembrança (presente) com símbolo de cenoura que foi entregue as crianças na páscoa e posteriormente uma atividade proposta aos alunos para sabermos se eles gostavam de cenoura, quem comia cenoura, de que forma eles faziam uso desse legume, o que sabemos sobre, hábitos que favorecem uma boa alimentação e a classificação dos alimentos.\nTendência dos alunos em eleger alimentos de que gostam e não gostam. Em seguida foi encaminhada uma atividade para casa com objetivo de as crianças fazerem juntamente com a família para conhecer se eles faziam e como faziam uso desse legume.

Objetivos

Através deste projeto temos por objetivo, atuar educativamente na conscientização da criança sobre importância de comer a cenoura, que é um alimento saudável e possui propriedades ricas em vitaminas.

Comunidade de Aprendizagem

• Levantamento de conhecimentos prévios;\n• Montagem de um prato que represente uma alimentação saudável através de receita elaborada pelos mesmos;\n• Identificação de como é consumida a cenoura na família; \n• Organização de um mural na escola com dicas de receitas de pratos enviadas pelos pais;\n• Dia de Piquenique - Ação conjunta com a família realizando um piquenique com todos os alunos e sua família.

Articulação com o currículo

Língua portuguesa: Diferentes tipos de gêneros textuais; utilização das receitas, relatórios, trabalhar os gêneros textuais a partir de dados das pesquisas e produções dos alunos.\n\n Matemática: Trabalhar o sistema de numeração: investigação de preços, construção de tabelas, envolvimentos com preços dos alimentos. (dinheiro, medidas).\n\nCiências: saúde, higiene, percepção sensorial. (cheiro; sabor dos alimentos,). \n\nGeografia: localização espacial na escola e fora da escola, paisagens vistas durante o trajeto. (passeio).

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Em discussão os alunos opinaram pelo tema cenoura feliz e suas propriedades e pelas atividades, para assim aguçar o incentivo sobre a necessidade de se ingerir o legume, e assim descobrir novas maneiras de estar ingerindo o legume, através de receitas. \nAntigamente as cenouras originais eram de coloração roxa, ao ir em uma plantação da mesma, ainda é possível ver algumas pigmentações de roxo em suas folhagens e é um dos indícios que restaram das cenouras “originais”, que tinham como padrão uma coloração roxa. Já as cenouras laranjadinhas como conhecemos hoje podem ser consideradas mutantes, pois se acreditam que elas foram desenvolvidas através do cruzamento de outros dois tipos de cenoura que sofreram alterações naturalmente.

Ficha Técnica
Escola
COOPERATIVA EDUCACIONAL DE PONTES E LACERDA-CEPEL

Diretor
CLEUZA FRANCISCA DA SILVA LOPES

Turma
1º ANO "A" e "B"

Número de alunos
40

Educadores
Angela Maria de Oliveira Chicaroli e Silvane Souza Meneses Sanches.

Estado
Mato Grosso

Município
Pontes e Lacerda

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PONTES E LACERDA

Apoiadores
Agrônomo: Willian Cleber Oliveira Chicaroli.\nNutricionista: Sara Raiana Moreira Angelo.

Assessoria Pedagógica
REGINA APARECIDA VERSOZA SIMIAO
Gostaria primeiramente de agradecer a todos envolvidos pelo projeto união faz a vida. É muito gratificante participar de um projeto desse padrão, é uma troca de experiencia muito importante para a aprendizagem das nossas crianças e assim voltar com outros projetos do trabalho. Acredito que com os projetos as crianças vão sempre se destacar, sendo a escola uma construção de saberes e o projeto está proporcionando cada dia mais isso.
Angela Maria de Oliveira Chicaroli | Professor(a)