Gentileza Gera Gentileza
Pergunta Exploratória
O que precisamos fazer para melhorar o nosso convívio na escola e na família?
Expedição Investigativa
A escolha do território para desenvolver o projeto foi através de uma expedição investigativa na sala de aula, Turma do 6º Ano C da Escola Eca de Queiros, Lucas do Rio Verde - MT. Os educandos realizaram um levantamento de ações que poderiam ser realizadas para melhorar o convívio dos mesmos na escola e na família. Muitas ideias foram sugeridas, mas as melhores foram aprovadas em assembleia, e se tornaram as ações que foram executadas na prática do dia a dia na escola e na família. O desafio foi fazer com que o aluno percebesse que há sempre coisas a fazer para melhor as nossas atitudes e comportamentos do dia a dia.
Objetivos
Melhorar as relações pessoais, o convívio dos educandos na escola e na família, na promoção de valores de cooperação, cidadania, solidariedade, justiça social e a promoção ao empreendedorismo social.
Comunidade de Aprendizagem
Foi envolvido na proposta o corpo docente e discente da escola, família, equipe de apoio e a comunidade Lassalista, através da parceria com o cantor Remi e o Diretor do Colégio La salle Irmão Gabriel.
Articulação com o currículo
As áreas de conhecimento/disciplinas:\n Ensino Religioso, Língua Portuguesa, História e Educação Física.\nAs atividades/estratégias e ações articuladas foram:\n - Um dia de limpeza da classe, 23 de abril - Educação Física – Relacionamento Interpessoal: valores, respeito, generosidade, honestidade, responsabilidade e disciplina. \n- Um dia de gentileza na escola, 14 de maio - Ensino Religioso – Valorizar a si mesmo e ao próximo.\n- Um dia de gentileza na família, 28 de maio - Ensino Religioso – Valores, Família, Escola e Instituição Social.\n- Um dia de bilhetes com palavras afirmativas, 27 de agosto - Língua Portuguesa - Comunicação Curta. \n- Um dia de elogio, 22 de outubro - Ensino Religioso - Funções da Escola.\n- Um dia de gratidão e de Homenagem a quem fez a história, 26 de novembro – História - Resgate histórico do conceito da gratidão.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a pergunta exploratória, os educandos, fizeram uma assembleia orientada pela professora. Nesta oportunidade realizaram um levantamento, de ações que poderiam se realizadas para melhorar o convívio, além de escolher o nome para o projeto. Após várias sugestões de nomes, optou-se pelo melhor que representaria as ações que seriam realizadas, então surgiu a “Gentileza Gera Gentileza”, que vem ao encontro de todas as ações que propuseram para ser executada. Na oportunidade também foi escolhido os lideres que eram responsáveis por cada ação. Todos foram envolvidos, mas cada equipe tinha seu líder. Referenciamos que após cada ação executada tínhamos as rodas de conversas para avaliar os impactos das ações, e ajustar as mesmas, e redirecionar as novas para serem executadas.