Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Qualidade de Vida
Pergunta Exploratória

O que é qualidade de vida para os professores de Educação Infantil?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu no dia 21 de maio em Santa Maria em uma visita às escolas de Educação Infantil CAIC Luizinho de Grandi e Ypê Amarelo. Lá, as professoras puderam perceber realidades semelhantes as suas e outra muito diferente, que é o caso da Escola Ypê Amarelo. Nesta visita, além de trocarem experiências e boas práticas, as professoras também deveriam encontrar respostas para a pergunta exploratória.

Objetivos

Levar o professor de Educação Infantil a encontrar maneiras de melhorar sua qualidade de vida, elevando a autoestima, ampliando e trocando conhecimentos, através de ações vivenciais dentro e fora do contexto escolar.

Comunidade de Aprendizagem

Professoras de Educação Física.

Articulação com o currículo

Saúde física e mental, autoestima, saúde mental, fortalecimento de equipe, fortalecimento da equipe, trocas de experiências, valorização profissional, emoções.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a expedição foi realizado no dia 23 de maio o Conselho de Grupo onde foi feito um levantamento de tudo que as professoras perceberam durante a visita. Elas levantaram percepções como afetividade, número grande de alunos na sala com apenas uma professora, que a CAIC é mais parecida com a realidade da escola, as professoras relatam estarem cansadas fisicamente, o que também foi possível perceber em seus semblantes, no entanto, relataram que tem qualidade de vida. Já a realidade da Ypê Amarelo levantou alguns conflitos entre as realidades, condições e situações que fica difícil adequar na realidade escolar. Mesmo diferente do modelo visto em Santa Maria, perceberam que também tem bastante qualidade no processo ensino-aprendizagem e que as crianças tem espaço também para brincar, com salas maiores e mais aconchegantes.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Tia Mana

Diretor
Denise Acorci Minuzzi

Turma
Projeto para Educadores

Número de alunos
82

Educadores
Denise A Turchiello/Alexsandra P Ereno\Maria M Monteiro\Silvane G Pes\Jocelaine Teresinha Cassol\Silvia T Berni\Graciéli G Brum\Raquel B Sabadi\Gicéli B Erd\Roseli dos Santos\Graciela Diez da R Cambraia\Denise F da Rosa

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Jaguari

Cooperativa
SICREDI VALE DO JAGUARI RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE JAGUARI

Apoiadores
Micheli Bachio Pavanelo e Lusamar Guerra Valente

Assessoria Pedagógica
Francele Concatto Machado
Os educadores nos dias de hoje passam grande parte do tempo dentro da escola realizando seu trabalho pedagógico e outra parte elaborando planejamentos e ações que vão ser desenvolvidas na instituição e este trabalho voltado a educação faz com que o profissional deixe de lado seu bem estar e, consequentemente, a qualidade de vida. O Projeto do Programa A União Faz A Vida percebeu o quanto a equipe que constitui a escola necessita de um projeto voltado a ela, sendo este denominado "educadores", que tem como objetivo trazer uma qualidade de vida aos profissionais, pois acredita que o trabalho dentro da escola será melhor desenvolvido se a equipe estiver em equilíbrio no lazer e no trabalho. Por isso todas as ações desenvolvidas pelo projeto proporcionaram melhoria na saúde dos profissionais e uma maior integração entre a equipe.
Roseli dos Santos | Professor(a)

Repercussão na mídia

Dentro das atividades do Projeto União Faz a Vida (Parceria do Sicredi), teve início esta semana as aulas de zumba na escola, contando com a colaboração da profissional de Educação Física Lusa G Valente. O objetivo é proporcionar aos nossos educadores e nossos alunos momentos de atividades físicas orientadas, através da música trabalhar o corpo e a mente, para assim terem mais qualidade de vida.
https://www.facebook.com/mana.emei?fref=pb&hc_location=friends_tab