Classificação: LITERATURA BRASILEIRA.
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

APRENDENDO, CRIANDO E BRINCANDO COM A TURMA DA MÔNICA
Pergunta Exploratória

O que vamos observar neste lugar?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa para o desenvolvimento do projeto aconteceu no dia 16/03/2018, por meio da visita Biblioteca Pública Érico Veríssimo. Para o passeio foi disponibilizado um ônibus escolar para levarem as crianças até a biblioteca. Na biblioteca as crianças conheceram todos os espaços da mesma. Após as crianças conhecerem todos os espaços da biblioteca foram até o espaço destinado a apresentações, onde ouvirão a história “O Casamento da Emília”, contada por duas integrantes do grupo de teatro do município, que estavam caracterizadas de princesa e palhaço. Durante a história as crianças demonstraram bastante interesse, interagindo com os personagens a todo o momento, principalmente com a personagem que estava caracterizada de palhaço.Foi uma experiência maravilhosa e enriquecedora para as crianças, pois puderam vivenciar atividades e momentos fora do ambiente do CMEI.

Objetivos

OBJETIVOS:
● Identificar e nomear os personagens da Turma da Mônica;
● Valorizar e incentivar os hábitos de higiene e alimentação;
● Valorizar e estimular os valores, como: respeito, amizade, solidariedade e cooperação.
●Identificar e relacionar os animais de estimação da Turma da Monica aos respectivos personagens.
● Reconhecer e identificar formas geométricas em diversos contextos.
● Aproximar se da linguagem escrita.

Comunidade de Aprendizagem

COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM 1: VISITA DAS ALUNAS DA FORMAÇÃO DOCENTE.
O que querem saber?
►Que as alunas contem histórias.
Quem são os atores sociais?
►Alunas e professoras da formação docente.
Como vai acontecer?
►As alunas visitarão o CMEI e contarão algumas histórias infantis para as crianças.

COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM 2: VISITA DE UM VETERINÁRIO .
O que querem saber?
► Características e cuidados necessários aos animais.
Quem são os atores sociais?
► Veterinário.
Como vai acontecer?
►O veterinário visitara o CMEI e fará uma roda de conversa com as crianças sobre as características e os cuidados necessários aos animais de estimação.

Articulação com o currículo

Linguagem Oral e Escrita: dramatização, nomeação dos personagens e de suas caracteríscas, aproximação da linguagem escrita. Conhecer um novo gênero literário “gibi”. Brincadeiras com rimas, versos e palavras.
Música e Movimento: Músicas relacionadas às histórias trabalhadas, gestos, movimentos corporais, expressão de sensações e ritmos corporais.
Matemática: noções de grandezas , formas. Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão e espaço. Cantigas envolvendo numerais e grandezas.
Natureza e Sociedade: animais domésticos; atividades coletivas; atividades de cooperação; características dos personagens; Sentimentos humanos e expressões faciais; diversidade e amizade; Higiene e cuidados com o corpo.
Arte Visual: Observação e interpretação de imagens diversas; pintura, colagem, fantoches, dedoche, vídeos e dobraduras referentes ao tema estudado.
Identidade e autonomia: Autoestima, brincadeiras de faz de conta, interação com o grupo, exploração de objetos.


Ficha Técnica
Escola
CMEI PROFESSORA MARIA ZENILDA DOS SANTOS GREGÓRIO

Turma
INFANTIL V

Número de alunos
15

Educadores
PROFESSORA: KELEN ROSANA TEIXEIRA DA SILVA FRANCHETTI
AGENTE DE APOIO: JÉSSICA FRANCO RODRIGUES

Estado
Paraná

Município
Nova Esperança

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO NOVA ESPERANCA

Apoiadores
SICREDI UNIÃO PR/SP

Ao finalizarmos o projeto observamos que as crianças obtiveram um desenvolvimento significativo na aprendizagem, principalmente no aumento no vocabulário no que diz respeito aos nomes e características dos personagens da Turma da Mônica.
Trabalhar com a metodologia do programa “A União Faz a Vida” foi muito enriquecedor para a prática pedagógica, pois além de trabalhar o pedagógico de forma lúdica ainda foi possível contemplar todo o currículo que compõe a educação infantil.
O desenvolvimento do projeto foi muito gratificante e prazeroso tanto para as professoras quanto para as crianças. Era visível o interesse das crianças a cada gibi lido e a cada história contada.
KELEN ROSANA TEIXEIRA DA SILVA FRANCHETTI | Professor(a)