O MUNDO MÁGICO DA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA.
Pergunta Exploratória
Observe, o que encontramos neste lugar?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa do PROGRAMA "A UNIÃO FAZ A VIDA" foi realizada no dia 16 de março de 2018 sexta-feira na biblioteca Municipal Érico Veríssimo. Lá eles vivenciaram a contação da história: ”O Casamento da Emilía”, com a colaboração da Dalathi e fizeram um passeio pela biblioteca onde puderam manusear alguns livros.
Objetivos
OBJETIVO GERAL
• Resgatar a arte de contar histórias, incentivando o hábito da leitura e despertando a imaginação. Levar o aluno ao mundo da imaginação e ao mesmo tempo a descobrirem o maravilhoso universo da literatura infantil.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Desenvolver a linguagem oral;
• Estimular o gosto pela leitura;
• Desenvolver raciocínio lógico;
• Envolver as crianças num mundo de fantasias e imaginação;
• Melhorar a interação, comunicação das crianças;
• Reconhecer algumas Histórias infantis;
• Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos;
• Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
• Cuidar e valorizar os livros.
Comunidade de Aprendizagem
COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM.
Convidamos a nossa cozinheira para falar com as crianças sobre a importância da alimentação saudável; E para enriquecer ainda mais o nosso Projeto convidamos os alunos da Formação Docente para contar algumas histórias para nossos alunos.
Comunidade de aprendizagem 1: Palestra com a cozinheira do CMEI
O que querem saber?
A importância da alimentação saudável.
Quem são os atores sociais?
A cozinheira do CMEI.
Como vai acontecer?
Será preparada uma mesa com várias frutas, verduras e legumes, onde a cozinheira Cristina irá falar um pouco sobre a alimentação saudável demonstrando alguns alimentos.
Estratégia para Convite.
O convite foi feito pessoalmente pela professora.
Comunidade de aprendizagem 2: Contação de histórias pelos alunos de formação docente.
O que querem saber?
Ouvir um reconto de histórias de autores brasileiros.
Quem são os atores sociais?
Articulação com o currículo
METODOLOGIA : Currículo articulado
Linguagem Oral e Escrita: contação de história, dramatização, nomeação dos personagens.
Música e Movimento: Músicas relacionadas às histórias trabalhadas, gestos, movimentos corporais, expressão de sensações e ritmos corporais, exploração e utilização de movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc.
Arte Visual: Pintura, colagem, carimbo, fantoches, dedoche, observação e identificação de imagens, vídeos.
Matemática: Cores, contagem oral, noções de grandezas, formas, noções de espaço, manipulação de objetos referentes à história, lateralidade, recorte.
Natureza e Sociedade: animais, atividades coletivas, características dos personagens, exploração de ambientes das histórias.
Identidade e autonomia: Autoestima, brincadeiras de faz de conta, interação com o grupo, exploração de objetos, brincadeiras de cooperação.