Classificação: LITERATURA BRASILEIRA
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O MUNDO MÁGICO DA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA.
Pergunta Exploratória

Observe, o que encontramos neste lugar?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa do PROGRAMA "A UNIÃO FAZ A VIDA" foi realizada no dia 16 de março de 2018 sexta-feira na biblioteca Municipal Érico Veríssimo. Lá eles vivenciaram a contação da história: ”O Casamento da Emilía”, com a colaboração da Dalathi e fizeram um passeio pela biblioteca onde puderam manusear alguns livros.

Objetivos

OBJETIVO GERAL
• Resgatar a arte de contar histórias, incentivando o hábito da leitura e despertando a imaginação. Levar o aluno ao mundo da imaginação e ao mesmo tempo a descobrirem o maravilhoso universo da literatura infantil.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Desenvolver a linguagem oral;
• Estimular o gosto pela leitura;
• Desenvolver raciocínio lógico;
• Envolver as crianças num mundo de fantasias e imaginação;
• Melhorar a interação, comunicação das crianças;
• Reconhecer algumas Histórias infantis;
• Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos;
• Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
• Cuidar e valorizar os livros.

Comunidade de Aprendizagem

COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM.
Convidamos a nossa cozinheira para falar com as crianças sobre a importância da alimentação saudável; E para enriquecer ainda mais o nosso Projeto convidamos os alunos da Formação Docente para contar algumas histórias para nossos alunos.

Comunidade de aprendizagem 1: Palestra com a cozinheira do CMEI
O que querem saber?
A importância da alimentação saudável.
Quem são os atores sociais?
A cozinheira do CMEI.
Como vai acontecer?
Será preparada uma mesa com várias frutas, verduras e legumes, onde a cozinheira Cristina irá falar um pouco sobre a alimentação saudável demonstrando alguns alimentos.
Estratégia para Convite.
O convite foi feito pessoalmente pela professora.

Comunidade de aprendizagem 2: Contação de histórias pelos alunos de formação docente.
O que querem saber?
Ouvir um reconto de histórias de autores brasileiros.
Quem são os atores sociais?

Articulação com o currículo

METODOLOGIA : Currículo articulado

Linguagem Oral e Escrita: contação de história, dramatização, nomeação dos personagens.
Música e Movimento: Músicas relacionadas às histórias trabalhadas, gestos, movimentos corporais, expressão de sensações e ritmos corporais, exploração e utilização de movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc.
Arte Visual: Pintura, colagem, carimbo, fantoches, dedoche, observação e identificação de imagens, vídeos.
Matemática: Cores, contagem oral, noções de grandezas, formas, noções de espaço, manipulação de objetos referentes à história, lateralidade, recorte.
Natureza e Sociedade: animais, atividades coletivas, características dos personagens, exploração de ambientes das histórias.
Identidade e autonomia: Autoestima, brincadeiras de faz de conta, interação com o grupo, exploração de objetos, brincadeiras de cooperação.


Ficha Técnica
Escola
CMEI PROFESSORA MARIA ZENILDA DOS SANTOS GREGÓRIO

Turma
INFANTIL IV

Número de alunos
21

Educadores
PROFESSORA: TELMA ALVES DE SOUZA
AGENTE DE APOIO: CASSIANA ARAÚJO BRÁZ

Estado
Paraná

Município
Nova Esperança

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO NOVA ESPERANCA

Apoiadores
SICREDI UNIÃO PR/SP
ALUNOS DA FORMAÇÃO DOCENTE DO COLÉGIO SÃO VICENTE DE PAULA- NOVA ESPERANÇA.

O projeto ajudou as crianças a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Também foi possível trabalhar a cooperação entre os colegas por meio de histórias, brincadeiras e músicas. Por meio das histórias trabalhadas incentivamos a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância
TELMA ALVES DE SOUZA | Professor(a)