ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: COMER, CRESCER E APRENDER
“ Eu aprendi que pode comer coisas que não são saudáveis de vez em quando, que tem que ter horário para todas as refeições, que não pode ter pressa para comer e tem que mastigar devagar a comida. Não se come com a televisão ligada, os alimentos têm que ser variados, que não se deve comer muito doce senão fica diabético. \nEu estou comendo mais alimentos saudáveis e o lanche da escola também.
ENZO MARCON | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Para você, o que é uma alimentação saudável?
Expedição Investigativa
Lanche livre coletivo. (Com essa atividade será sondado o que eles gostam de comer. A nutricionista participou da atividade e realizou uma conversa com os alunos).
Objetivos
O objetivo central do projeto é permitir que os alunos, juntamente com seus familiares, reflitam sobre seus hábitos alimentares e das consequências que esses hábitos têm na sua saúde. Pretende-se levar ao conhecimento dos alunos que tanto a carência como o excesso de alimentos podem gerar doenças e prejudicar o crescimento e desenvolvimento, com isso, espera-se uma mudança de hábitos alimentares.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, famílias e nutricionistas.
Articulação com o currículo
- Piquenique (atividade inicial de sondagem); - Palestra com a nutricionista Aline Longo para os alunos; - Palestra com a nutricionista e Agente de Saúde Samara P. Zampieri para os pais; - Lanches saudáveis: Dia das Mães (cupcakes e cachorro-quente com guisado) e Dia dos Pais (biscoitinhos e cachorro-quente com guisado); - Caderno de receitas saudáveis; - Filme: Tá chovendo hambúrguer; - São João: comidas típicas; - Corso Alegórico Festipê: Agricultura ecológica; - Oficinas de culinária: cupcakes, biscoitos, salada de frutas, pão de queijo.