Família e Escola de Mãos Dadas
Pergunta Exploratória
Como a família se posiciona na construção de valores indispensáveis a formação humana.
Expedição Investigativa
Diante das situações vivenciadas no cotidiano escolar, entrevistas com a família reuniões de pais e mestres.
Objetivos
Contribuir com a formação moral da criança, promovendo a integração entre família e escola, a fim de construir e desenvolver virtudes morais que possibilitem a formação integral da criança, visando uma melhor qualidade de vida na escola, família e na sociedade.
Comunidade de Aprendizagem
Crianças, professores, famílias, palestrantes, assessoria pedagógica, colaboradores e parceiros do programa A UNIÃO FAZ A VIDA e secretaria de educação.
Articulação com o currículo
BERÇÁRIO - Coleta de folhas- Confecção do painel- Participação do livro de valores- Envolver a família na confecção das mãos dos Membros da família para o painel.- Jardim de valores, confeccionado em conjunto, família e escola, - Histórias, fábulas, textos informativos envolvendo valores - Relato de experiências - Vídeos, músicas, dinâmicas - Reconstrução coletiva de histórias
MATERNAL II- Trenzinho com caixas mencionando os valores - Música “Abraçando o coleguinha”, varal de fotos. - História “Peixinho Arco Iris e a Amizade”- História “As mãos não são para bater” - Rodas de conversa - Criar a árvore da amizade.
MATERNAL III- Construção do “ Varal de lembranças” e o “Trem das emoções”.- Dramatização de músicas relacionadas as emoções. - Momento semanal do carinho. - Visita ao dentista, trabalhando o “o medo.
NÍVEL A - Contação de história - Livro: Colcha de retalhos, Confecção da Colcha de retalhos com a participação da familia,