Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Viajar com a leitura “Gostei da história “Pingo” que mudava de forma(copo, vidro da janela, lente do óculos) até que conseguiu voltar para ver seus amigos da praia” \n“Gostei da história “O rato do campo e o rato da cidade” porque achei muito legal
Ana Cristina e Igor | aluno(a)
Parabéns! o Vitor chegou todo feliz contando que tinha aprendido uma receita de bolo! – Vó do aluno Vitor direto da postagem no face.
Jurema De Fatima Ribeiro | responsável
Pergunta Exploratória

O que é viajar? – Para onde vocês já viajaram?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa ocorreu na própria sala de aula a partir do aguçamento da curiosidade dos alunos usando uma mala de viagem muito antiga; de dentro desta mala saiu a primeira viagem “livro” com a história “O rato do campo e o rato da cidade” que fez os alunos viajarem pelas diferenças entre o campo e a cidade e os modos de vida em cada um. Em um segundo momento foi possível viajar na história de um pequeno grão de areia de nome Pingo que morava numa praia, foi transformado em vidro e vive muitas aventuras. Após cada história contada fez-se a recontagem oral, trabalhou-se o texto, reproduziu-se com desenhos, reforçou-se as famílias silábicas de várias letras.

Objetivos

Incentivar a leitura a partir de histórias com viagens para desenvolver a criatividade, o conhecimento e o empoderamento da leitura e da escrita.

Comunidade de Aprendizagem

Jéssica Quevedo\nSicredi \nSenhor Olmiro

Articulação com o currículo

Português: \n- Leitura,\n- interpretação. \nEnsino religioso:\n- respeito, cidadania. \nArtes\n- Pintura de desenho com lápis de cor. \nHistória\n- Direitos e deveres e regras de convivência\nPortuguês\n-leitura, interpretação;\n- fixar letra R;\n- leitura de partes e montagem do texto;\nArtes\n- dobradura dos ratos com um círculo e um quadrado\nMatemática\n- figuras geométricas\n Geografia\n- comunidades rural e urbana\nPortuguês\n- contagem da história com apoio do livro,\n- leitura,\nArtes\n- desenho\nCiências\n- Como a areia se transforma em vidro\nEnsino Religioso\n- Amizade\nPortuguês\n- leitura;\n- fixar letra Z;\n- texto coletivo em cartaz.\nEnsino Religioso\n- laços de amizade, carinho, responsabilidade.\nMatemática\n- sistema monetário\nArtes\n- Confecção de produtos para o mercadinho\nHistória\n- educação fiscal\nPortuguês\n- leitura, interpretação;\n- fixar letra P\nEnsino Religioso \n- relacionamento com os pais e família\n- consequência das mentiras\n - história de J


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvino Artur Dieterich

Turma
2º ao 3º ano

Número de alunos
15

Educadores
Lisiane Wasem

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Erval Seco

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ERVAL SECO

Apoiadores
Jéssica Quevedo , senhor Olmiro

Através do projeto “ Viajar com a leitura” foi possibilitado aos alunos maior interação com os livros e a leitura, buscando demonstrar que “ quem lê conhece sem precisar sair de casa”, ou seja, lendo um livro, através das imagens e usando sua criatividade e imaginação é possível descobrir coisas maravilhosas. Por serem turmas de alfabetização buscou-se o desenvolvimeto da leitura e o aprimoramento da escrita, sendo obtido bons resultados. A busca pelo conhecimento, nesta idade, é deslumbrante; lindo ver os resultados do aprendizado