Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

No planeta tem vida. Não a destruição! Penso que esse programa é de extrema importância para a formação dos alunos, visto que são valores essenciais para nossa sociedade.
Com esse programa os alunos podem vivenciar essas atitudes e valores, tornando assim uma aprendizagem mais significativa sobre o assunto para os mesmos.
Magali Sbizera dos Santos | responsável
Pergunta Exploratória

O que mais chamou sua atenção nesse lugar?

Expedição Investigativa

Território: gramado dentro da escola com uma trilha de dinossauros e caça aos ovos de dinossauros com enigmas.

Objetivos

Aprofundar e ampliar sobre os diferentes tipos de animais e seus ambientes. Obter informações sobre os dinossauros.

Comunidade de Aprendizagem

Gabriel é aluno do 2º “A” do período matutino e sua grande paixão são os dinossauros. Transmitiu muito bem seus conhecimentos sobre o tema. Seu pai Hamilton o acompanhou e também o auxiliou nas explicações. Tarde maravilhosa e muito divertida.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: Produção coletiva. leitura e escrita. Matemática: medidas, sistema de numeração decimal, classificação. Ciências: Astronomia, seres vivos e água. História: Fases da vida. Acontecimentos passado e presente. Evolução do homem. Geografia: Elementos do habitat do homem, modificação do ambiente.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Professor Carlos Augusto Guimarães

Turma
1º ano

Número de alunos
25

Educadores
Elaine Bertagnoli Pedroso

Estado
Paraná

Município
Ibiporã

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO IBIPORA

Apoiadores
Gabriel Freitas Cobo
Hamilton Cobo
Maria Elizabeth Silva de Oliveira Martins

A proposta do programa “A união faz a vida” é excelente, pois possibilita o trabalho conjunto com o planejamento, enriquecendo o trabalho em sala de aula.
Desenvolve nos alunos atitudes que valorizam comportamentos de cooperação, trocas de experiências, contribuindo assim para uma prática que vai de encontro com os objetivos traçados, onde a aprendizagem acontece de forma significativa e mais prazerosa.
A oportunidade de inserir a família no cotidiano escolar também foi de grande valia, pois a cooperação e atitudes de cidadania não ficaram apenas na sala de aula, mas foi possível contar com a colaboração de pessoas que vieram somar para que o projeto atingisse os objetivos traçados no inicio do mesmo.
Todos os envolvidos no projeto participaram com entusiasmo e eu em particular adorei desenvolvê-lo, pois foi uma experiência enriquecedora para minha prática pedagógica.
Elaine Bertagnoli Pedroso | Professor(a)