Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

ESPAÇO PARA BRINCADEIRAS É muito bom ajudar a nossa escola. Com a união de todos a nossa escola ficará maravilhosa.
Laura Isabel Paluski | aluno(a)
Mesmo com a falta de tempo nos sentimos bem ajudando a escola dos nossos filhos.
Paulo Soder | responsável
Pergunta Exploratória

COMO PODEMOS MELHORAR O ESPAÇO PARA BRINCADEIRAS?

Expedição Investigativa

Foi realizado um passeio nos espaços da escola, e percebemos que as crianças tiveram mais interesse em realizar as atividades de psicomotricidade, brincadeiras no espaço próximo à sala de aula, porém este espaço precisava ser melhorado. Assim as crianças desenharam o ambiente que gostam de brincar e foram expondo suas idéias construtivas, visto que o aprender acontece também brincando.

Objetivos

Melhorar o espaço para brincadeiras de aprendizagens, melhorar o espaço físico para que aconteça ótima aprendizagem através do brincar, consequentemente despertar nas crianças o interesse pela preservação e valorização do espaço em que vivemos; estimular o cognitivo, o psicomotor, o afetivo da criança na qual ela exerça sua capacidade de imaginar, de criar e de se socializar.

Comunidade de Aprendizagem

EQUIPE PEDAGÓGICA DA ESCOLA, PROFESSORES E MONITORA DA ESCOLA, OS PAIS DOS ALUNOS, OS PRÓPRIOS ALUNOS.

Articulação com o currículo

IDENTIDADE E AUTONOMIA: Atividade da vida cotidiana: convivência nos diversos espaços (coletivo e individual), Direitos e deveres.
ARTE, CORPO E MOVIMENTO: Percepção espacial, percepção direcional.
INTERCOMUNICAÇÃO E LINGUAGEM: Exposição de idéias com sequência e objetividade, Registro de idéias e significados através de desenhos.
CONHECIMENTO DO AMBIENTE FÍSICO, SOCIAL E CULTURAL: Estudo do espaço: escola (orientação espacial: escola; Elementos do Meio Ambiente: solo, água, ar, sol.
NOÇÕES LÓGICO - MATEMÁTICAS: Relações de quantidade , Noções de cheio/vazio (medidas – capacidade), Relações através de agrupamentos utilizando como critério a quantidade, noções de tempo (antes, agora, depois).


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM MONTEIRO MARTINS FRANCO

Diretor
ROSÂNGELA GIACOMINI BUTTINI

Turma
INFANTIL 5 "B"

Número de alunos
28

Educadores
SUPERVISORA NAULI SALETE LOVATEL VILLETTI, DIRETORA ROSÂNGELA GIACOMINI BUTTINI, PROFESSORA LILIAN CELANT DE SOUZA NUNES, PROFESSORA REJANE FÁTIMA OTTOWICZ, MONITORA APARECIDA SIVRIANO SAMPAIO

Estado
Paraná

Município
Palotina

Cooperativa
SICREDI VALE DO PIQUIRI ABCD PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO PALOTINA

Apoiadores
C.VALE TADEU DRUZIANI, C.VALE ROSSIO CARLA SAMPAIO NUNES, GUSTAVO FOSSÁ, GILBERTO RIBEIRO NUNES

Assessoria Pedagógica
EDER CORDEIRO, NORMA FROST, MARIA REGINA VAROLO
Com esse projeto aprendemos que com a ajuda de todos conseguimos melhorar o espaço da escola possibilitando uma melhor aprendizagem.
LILIAN CELANT DE SOUZA NUNES | Professor(a)