Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Brincando e Aprendendo com o (a) cozinheiro (a) O Matheus esta amando o projeto, todos os dias chega em casa com novidades, quer me ajudar nas tarefas e também cozinhar. Ele pega uma cadeira e fica ao meu lado falando os nomes dos alimentos e utensílios. Com os brinquedos na imaginação ele faz "papá para nós". Nós agradecemos a equipe do CMEI João e Maria e principalmente as professoras e equipe por cuidar e ensinar o Matheus com tanto carinho. Obrigado.
Jhonathan Oliveira e Isabella Liberati | responsável
Pergunta Exploratória

O que mais lhe chamou atenção?

Expedição Investigativa

Realizamos a expedição investigativa com as crianças, este momento consistiu em criar diversos “cantinhos de profissões” caracterizados cada um com uma profissão específica, por exemplo: O cantinho do (a) Cozinheiro (a): com diversos alimentos, panelas, massinha de modelar, instrumentos de cozinha, que eles puderem manusear. O cantinho do professor: com livros, materiais escolares, brinquedos pedagógicos; o cantinho do motorista com diversos carrinhos e caminhões; o cantinho do Veterinário com alguns animais (passarinho, cachorro e um hamster); o cantinho do músico, com alguns instrumentos e o professor José tocando violão; o cantinho da bailarina com uma pequena bailarina (Ana Letícia); o cantinho da nutricionista com a exposição de alguns alimentos saudáveis e não saudáveis e o cantinho do policial com um carro de policia confeccionado de papelão.

Objetivos

O tema escolhido tem sua relevância por proporcionar ás crianças à expansão dos conhecimentos que eles já possuem do seu dia-dia em relação ao ato de cozinhar e de se alimentar. Ao dar enfoque a uma alimentação equilibrada, levaremos as mesmas a compreender a necessidade de introduzirmos frutas, verduras, legumes e cereais a nossa dieta alimentar.

Comunidade de Aprendizagem

No dia 8 de novembro de 2018 fizemos uma visita na cozinha do nosso CMEI, onde as crianças puderam explorar o ambiente, visualizando seus objetos, móveis, alimentos, entre outros. Contamos com o auxílio das nossas cozinheiras (Arlene, Eliene e Solange) que realizaram um bate-papo com o berçário III explicando sobre a rotina delas na cozinha.

Articulação com o currículo

Linguagem Oral e escrita:
Relacionada com as quatro competências linguísticas: falar, escutar, ler e escrever:
- Realizar rodas de conversa sobre o tema estudado;
- Ouvir narração de histórias e músicas referentes ao tema do projeto;
- Visualizar imagens de livros e revistas referentes à cozinha, seus instrumentos, alimentos e o (a) cozinheiro (a).
Natureza e Sociedade:
- Desenvolver a capacidade de comunicação e interação com o mundo a sua volta;
- Reconhecer a importância do profissional cozinheiro (a) e sua função em nossa sociedade;
- Conhecer que todos têm direito a ter o acesso a uma alimentação diversificada e saudável;
Artes visuais:
- Realizar pinturas com giz e tinta guache;
- Elaborar com o auxílio das Educadoras os cartazes referentes ao tema;
- Explorar materiais recicláveis, utilizando materiais diversos (areia, palitos de sorvete, colas, papel crepom, tintas, giz).


Ficha Técnica
Escola
CMEI João e Maria

Turma
Berçário III

Número de alunos
12

Educadores
Maria Izabel de O. Santi e Thaislaine da S. Morais Rak.

Estado
Paraná

Município
Cianorte

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CIANORTE CENTRO

Apoiadores
Jaqueline Coelho Bagestero de Souza (pedagoga), Cozinheiras do CMEI (Arlene, Eliene e Solange), Kelly Cardoso (educadora de hora atividade) e Beatriz Rodrigues de Jesus Faria e Ermínia de Lima (auxiliares de sala).

Foi muito bom executar este projeto com o Berçário III, tivemos oportunidade de vivenciar experiências ricas e de muita aprendizagem. O programa A União Faz a Vida nos proporcionou ampliar nossos conhecimentos em torno dos conceitos cooperação e trabalho em grupo e colocá-los em pratica em nosso cotidiano escolar, harmonizando nossas relações entre as crianças e entre nos educadoras. Trabalhar a profissão cozinheiro (a) foi muito bacana, pois as crianças passaram a conhecer e valorizar mais as profissionais de cozinha do nosso CMEI. Percebemos o quanto as crianças se interessaram com o tema que foi trabalho de forma lúdica e prazerosa. Trabalhar a cooperação foi muito gratificante, através do projeto e das atividades realizadas alcançamos nossos objetivos que era realizar a colaboração de todos em prol de melhorias tanto aqui no CMEI como na comunidade e famílias das crianças.
Maria Izabel e Thaislaine | Professor(a)