DE OLHO NO MUNDO: O Bairro da Nossa Escola
Pergunta Exploratória
De que forma eu posso contribuir na melhoria do bairro da nossa escola? Qual é a história do bairro? Como cidadão consciente exerço minha cidadania nesta interelação de direitos e deveres e transmito isso para o lugar onde vivo e estudo?
Expedição Investigativa
Visitação aos bairros da cidade através de passeio de estudos, observando, relacionando, registrando, e desta forma, conhecendo melhor a história de formação da nossa cidade e os bairros específicos, com foco principal no bairro da escola.
Objetivos
Possibilitar ao aluno a reflexão e a importância de contribuir conscientemente como disseminador da ampliação de informações sobre o bairro em que estamos inseridos e formas de como podemos fazer a nossa parte para sermos cidadões melhores, e assim, mudar o entorno a nossa volta.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade escolar, pais, professores e alunos, assim como o secretário de planejamento e vereadores.
Articulação com o currículo
• Roda de conversa sobre o bairro onde cada um vive a partir de questionamentos;
• Apresentação da história: “O Bairro de Marcelo”, de Ruth Rocha;
• Construção de um painel estabelecendo relações entre o bairro onde os alunos vivem e o bairro de Marcelo;
• Trabalho em grupo para construção de uma explicação sobre o que é um bairro e sua importância;
• Estudo e pesquisa sobre diferentes tipos de bairros e observação de imagens sobre o tema;
• Levantamento de dados sobre os bairros da cidade a partir de questionário respondido pelos alunos;
• Visita aos bairros da cidade junto ao secretário de planejamento;
• Caminhada investigativa pelo bairro da escola e entrevista com moradores e donos de estabelecimentos questionando sobre o que acham do bairro e melhorias necessárias;
• outras