TUDO O QUE É BOM COMEÇA PELO RESPEITO! - Valorizando o Patrimônio
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
De que forma olhamos o patrimônio histórico e cultural da nossa cidade?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 Palestra com o pesquisador Fernando Roveda sobre patrimônio e exploração da maquete que representa o nosso centro histórico. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Conhecer a história da fotografia e, por conseguinte, utilizar o olhar cuidadoso e detalhado da fotografia para ver o patrimônio histórico e cultural de Antônio Prado, valorizando sua estrutura, os detalhes de suas construções e sua riquíssima história; Respeitar e valorizar o patrimônio histórico e cultural de Antônio Prado;	Estimular o desenvolvimento do pensamento geométrico, por meio da exploração do patrimônio histórico e cultural do município de Antônio Prado, construindo situações de aprendizagem que levem os alunos a ampliar e aprofundar noções geométricas, como ponto, retas e planos; Conhecer a história da imigração e modernização do Brasil na época do imperador Dom Pedro II; Aprofundar os conhecimentos acerca da história de Antônio Prado, na época da colonização italiana, para entender a importância do nosso acervo arquitetônico, que é Patrimônio Histórico e Artístico; 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Alunos de 8º Ano do Ensino Fundamental, professores, funcionários, direção e comunidade. 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 Desenvolvimento de atividades diversas, envolvendo os seguintes componentes curriculares: Artes, História e Matemática;
Textos explicativos e estudos sobre patrimônio, geometria, fotografia, história do Brasil Império e história de Antônio Prado;
Visita guiada ao Centro Histórico;
Pesquisa sobre a história de cada casa tombada, a partir do aplicativo QR CODE;
Fotografias do Centro Histórico, feitas pelos alunos;
Identificação, na fotos feitas pelos alunos, de pontos, planos e diferentes tipos de retas;
Produção de cartazes com as fotografias do Centro Histórico;
Elaboração de maquete do Centro Histórico;
Curta-metragem Filó, produzido em nosso município;
Fotografias do patrimônio local, valorizando sua beleza e história, com respectiva apresentação das fotografias por meio de assemblage (utilização de diversos materiais – colagem junto com as fotografias);
Relações entre o patrimônio histórico de Antônio Prado e o patrimônio pessoal e familiar de cada aluno;