Os cuidados na conservação dos alimentos
“ Eu gostei do projeto abelhinha porque teve brincadeira legal e todos os alunos participaram sem brigar. Nos fomos no supermercado, mas a única coisa que fiquei triste foi porque eu estava de atestado médico quando fizeram uma receita de refrigerante na sala de aula e não pude participar.
Gabriel Souza | aluno(a)
“ fiquei muito satisfeito com o projeto que foi realizado nessa escola, pois minha neta aprendeu a se alimentar de maneira mais saldáveis.
Maria Joelma | responsável
Pergunta Exploratória
Como os alimentos sao armazenados no mercado?
Expedição Investigativa
Foi realizada no Supermercado Muffato , assim que os alunos e professores chegaram no local foram atendidos pelo gerente do mercado que nos acompanhou para conhecer os lugares onde os alimentos são armazenados. Também tivemos oportunidade de conhecer os transportes que carregam os alimentos para o mercado com seus equipamentos adequado para cada tipo de alimentos serem transportados.
Objetivos
Levar os alunos a obterem conhecimentos sobre a importância dos alimentos para sua saúde de forma a consumir de maneira adequada, tendo noção de conservação dos alimentos de maneira correta.
Comunidade de Aprendizagem
A nutricionista Juliana explicou que os conservantes mantêm os alimentos com sua característica com mais tempo livre da ação das bactérias. Porem alguns conservantes está associado a doenças e distúrbios, como obesidade e sobrepeso. Os alunos interagiram com varias perguntas sobre os alimentos que são necessários para nossa saúde e ela incentivou os alunos se alimentar com mais frutas e verduras, consumindo menos produtos industrializados .
Articulação com o currículo
Geografia: Elementos do meio ambiente ( vegetais); Atividade industrial ( indústrias que fazem o uso de conservantes) ; Elementos naturais ( água, solo, vegetal); Trabalho Urbano ( indústria e serviços).
- Português: Texto informativo; gênero textual (receita e lista).
- Ciências: Transformação e Interação da Matéria (ciclos da água e seus estados físicos); - Saúde; Melhoria da qualidade de vida (contaminação do ar); Solo: Elementos e transformação ( utilização do solo).
Matemática: situações problemas ( adição e subtração) - História: Unidade e diversidade das relações que constituem uma sociedade ( meios de transportes, comunicação agricultura pecuária e trabalho rural e urbano).
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
No dia 14 de junho de 2018, nos reunimos para um Conselho de grupo para a escolha do nome do projeto.
Os nomes que foram surgindo foram escritos no quadro, depois de uma votação o nome mais votado foi “OS CUIDADOS NA CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS”.
Os alunos relataram que é importante para a saúde ingerir alimentos que estejam saudáveis e bem conservados.