Animais de Estimação
“ Foi uma experiência ímpar e maravilhosa ver nossa filha participando das atividades. Ela sempre fala que quando crescer quer ser veterinária e o projeto foi a realização antecipada deste sonho.
As atividades desenvolvidas no pet shop com os animais de pelúcia foram bem marcantes e conhecer um pet shop foi uma experiência maravilhosa para ela e nós pais adoramos as atividades de casa com os animaizinhos, brincamos em família e foi muito divertido.
Josiane Lago Stefanelo | responsável
Pergunta Exploratória
Como cuidar de um animal de estimação?
Expedição Investigativa
Em conversa e passeios com as crianças pelas ruas do nosso município pode-se observar a presença de animais soltos e sem donos (responsáveis) os quais em inúmeras vezes acabavam passando por situações de risco, principalmente entre os carro no cruzamento do semáforo, assim deu-se início ao nossos projeto.
Objetivos
O projeto tem por objetivo trabalhar por meio de estratégias lúdicas e prazerosas, como visitas a ambientes onde encontra-se inúmeras formas de cuidados com os animais, sendo: Hospital Veterinário (UFPR), Pet Shop (Clínica Raça). Ampliar o conhecimentos das crianças quanto aos devidos cuidados com os animais de estimação, trabalhando com bichinhos de pelúcias, desenvolvendo com eles diversas atividades referentes ao projeto em sala de aula, visitar Pet Shop, em que pode-se compreender através de conversas com veterinários que há espaços apenas para tratamentos de cães e gatos e outros que atendem a uma diversidade de animais: peixes, pássaros entre outros animais maiores. Envolver também as famílias com atividades relacionadas aos cuidados com os animais de estimação (bichinho de pelúcia) em casa. Fazer com que eles compreendam melhor sobre o cuidar e respeitar com o outro.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, pais, professores, veterinários, Clínica Raça, Hospital Veterinário, alunos universitários (UFPR), Câmara dos vereadores e comunidade local.
Articulação com o currículo
Linguagem espaço-temporal;
Linguagem plástico –visual;
Linguagem do jogo simbólico, jogos e brincadeiras em geral;
Linguagem visual e verbal;
linguagem da natureza;
Linguagem dos cuidados, sentimentos e afetos em geral.