Como cuidar do corpo com responsabilidade
“ Muito legal o projeto! Estou aprendendo muito sobre meu corpo. As aulas estão boas pois debatemos sobre sexualidade, assistimos filme, documentário, fizemos cartazes e muitas outras coisas legais. Particularmente eu amei o projeto. Estou achando bem legais as aulas, o filme, a expedição investigativa e os cartazes. É muito bom estudar desse jeito, é mais divertido. As aulas estão mais interessantes.
Tiago Júnior Daleastre e Diego Kauê Behling | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Como cuidar do corpo com responsabilidade?
Expedição Investigativa
A Expedição investigativa foi realizada na Unidade de Saúde Básica de Passa Sete no dia 19 de abril de 2018, durante o turno da manhã. Participaram alunos do 8º ano, juntamente com as professoras Ana Paula e Beatriz, onde os alunos levantaram questionamentos a respeito do projeto às enfermeiras Andréia Giacobe e Cristiane Muniz.
As enfermeiras no primeiro momento conduziram os alunos para conhecer as dependências do Posto de Saúde. No segundo momento, na sala de reuniões do Posto de Saúde, as enfermeiras responderam os questionamentos dos alunos
Objetivos
Compreender o corpo como um organismo integrado, que interage com o meio físico e cultural, além de despertar a consciência de sua contribuição para a promoção de uma vida melhor com responsabilidade, reconhecendo que a adolescência é uma etapa da vida cheia de atitudes.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professoras, profissionais da saúde.
Articulação com o currículo
-Ler e refletir o texto “Procura-se uma identidade”
-Confeccionar cartazes de reflexão sobre o “EU”
-Entender mudanças que ocorrem no corpo humano durante a adolescência.
-Observar e identificar órgãos no modelo anatômico e nos cartazes.
-Produzir desenhos.
-Pesquisar com a função de cada órgão.
-Assistir documentário.
-Ler texto sobre fecundação e desenvolvimento embrionário.
-Jogar “Trilha da Vida”
-Analisar esquema com informações sobre o ciclo menstrual, período fértil, ovulação e menstruação.
-Identificar doenças sexualmente transmissíveis e formas de evitá-la.
-Sessão cinema com filmes sobre Gravidez na adolescência (Preciosa – Uma história de esperança e Juno).
-Pesquisar em livros e internet sobre as doenças geneticamente transmissíveis.
-Realizar seminário.
-Roda de conversa com a Psicóloga sobre adolescência e cuidados com a saúde física e mental.
-Pesquisa sobre os custos de um Bebê no primeiro ano de vida.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Na escola, os alunos e as professoras conversaram sobre os questionamentos e respostas, fazendo uma reflexão sobre o assunto trabalhado. O nome do projeto foi escolhido pelas professoras a partir da necessidade demonstrada pelos alunos em sala de aula.