Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Aprendendo com os dinossauros Eu estou achando o nosso projeto muito legal e os dinossauros são incríveis e eu queria que o nosso projeto nunca acabasse e eu espero que nós sempre trabalhemos com os dinossauros.
Natália Francine de Souza Alves | aluno(a)
O projeto tem sido bem interessante, pois tem despertado bastante a imaginação, criatividade e curiosidade das crianças, melhorando suas habilidades, pensamento e linguística. Assim como tem incentivado a leitura, conhecimento pelos livros, pesquisas e documentários sobre o assunto. Podendo até mesmo nomear muitas espécies, destacando seu modo de vida e até mesmo quando morreram.
Anna Eduarda Busata - Marilise da Silva | responsável
Pergunta Exploratória

Como eram e como viviam os dinossauros?

Expedição Investigativa

A expedição foi realizada no dia 16 de maio no Museu Aristides Carlos Rodrigues em Candelária, tendo como Pergunta exploratória: Como eram e como viviam os dinossauros?
Na oportunidade o Senhor Carlos, funcionário do museu, passou um pequeno vídeo, com explicações sobre os dinossauros, como se formaram os fósseis, alguns exemplos de rochas e quais espécies foram encontradas na região de Candelária, após os alunos foram visitar os fósseis e réplicas de dinossauros que já foram encontrados no município.


Objetivos

Conhecer a história dos dinossauros e a descoberta de algumas espécies encontradas em nossa região. Buscar possibilitar através de pesquisas e atividades lúdicas a aquisição de novos conhecimentos referentes ao tema. também explorar a extinção e a necessidade da preservação das espécies existentes.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professora e pais.

Articulação com o currículo

-Produção textual sobre o assunto.
-Pesquisa da história dos dinossauros na internet.
-Observar um “Ovo de Dinossauro” chocando (Mascote – Dina Esmeralda.)
-Leitura de livros diversos em sala de aula e em casa sobre o tema.
-Confecção de dinossauros a partir de sucatas, argila e outros.
-Assistir os filmes “Em busca do Vale Encantado”, “Os maiores dinos do Brasil”.
-Localizar o tempo histórico de existência dos dinossauros e construir uma linha do tempo.
-Explorar os Mascotes do seriado “Haurry e o balde de Dinossauros”, através de produção textual e oralidade.
-Dia do Paleontólogo – Escavar e descobrir ossos e montar um dinossauro.
-Criar fósseis de dinossauros.
-Mural da curiosidades.
-Dia da brincadeira com dinossauros de brinquedos.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

No grande grupo debatemos sobre o que viram e ouviram lá no museu, bem como o esclarecimento das perguntas que fizeram ao Senhor Carlos e as novas descobertas que ouviram, como a de que os dinossauros não estão extintos, pois seus descendentes são as aves.
Em um segundo momento foi escolhido o nome do projeto que foi “Aprendendo com os Dinossauros”.


Ficha Técnica
Escola
EMEF. José Rech

Diretor
Cleonice Klotz

Turma
3º ano

Número de alunos
17

Educadores
Saionara Carlotto da Silva, Sanábria Pereira e Daniel Redin

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Passa Sete

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATEDIMENTO DE PASSA SETE

Apoiadores
SMECTDL e SICREDI

Assessoria Pedagógica
Micheli Cazarolli
No cotidiano das aulas e durante a expedição investigativa, além de conteúdos conceituais, os alunos também aprenderam muito sobre atitudes, valores (cooperação, participação, responsabilidade, respeito, atenção,...), habilidades e destrezas (debater, criticar, observar, trabalhar em grupo, pesquisar, anotar). Na expedição investigativa o entusiasmo das crianças era visível, ficaram maravilhados com os diversos fósseis e com as informações sobre os dinossauros. O projeto está atingindo os objetivos propostos.
Saionara Carlotto da Silva | Professor(a)