Aprendendo com os dinossauros
“ Eu estou achando o nosso projeto muito legal e os dinossauros são incríveis e eu queria que o nosso projeto nunca acabasse e eu espero que nós sempre trabalhemos com os dinossauros.
Natália Francine de Souza Alves | aluno(a)
“ O projeto tem sido bem interessante, pois tem despertado bastante a imaginação, criatividade e curiosidade das crianças, melhorando suas habilidades, pensamento e linguística. Assim como tem incentivado a leitura, conhecimento pelos livros, pesquisas e documentários sobre o assunto. Podendo até mesmo nomear muitas espécies, destacando seu modo de vida e até mesmo quando morreram.
Anna Eduarda Busata - Marilise da Silva | responsável
Pergunta Exploratória
Como eram e como viviam os dinossauros?
Expedição Investigativa
A expedição foi realizada no dia 16 de maio no Museu Aristides Carlos Rodrigues em Candelária, tendo como Pergunta exploratória: Como eram e como viviam os dinossauros?
Na oportunidade o Senhor Carlos, funcionário do museu, passou um pequeno vídeo, com explicações sobre os dinossauros, como se formaram os fósseis, alguns exemplos de rochas e quais espécies foram encontradas na região de Candelária, após os alunos foram visitar os fósseis e réplicas de dinossauros que já foram encontrados no município.
Objetivos
Conhecer a história dos dinossauros e a descoberta de algumas espécies encontradas em nossa região. Buscar possibilitar através de pesquisas e atividades lúdicas a aquisição de novos conhecimentos referentes ao tema. também explorar a extinção e a necessidade da preservação das espécies existentes.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professora e pais.
Articulação com o currículo
-Produção textual sobre o assunto.
-Pesquisa da história dos dinossauros na internet.
-Observar um “Ovo de Dinossauro” chocando (Mascote – Dina Esmeralda.)
-Leitura de livros diversos em sala de aula e em casa sobre o tema.
-Confecção de dinossauros a partir de sucatas, argila e outros.
-Assistir os filmes “Em busca do Vale Encantado”, “Os maiores dinos do Brasil”.
-Localizar o tempo histórico de existência dos dinossauros e construir uma linha do tempo.
-Explorar os Mascotes do seriado “Haurry e o balde de Dinossauros”, através de produção textual e oralidade.
-Dia do Paleontólogo – Escavar e descobrir ossos e montar um dinossauro.
-Criar fósseis de dinossauros.
-Mural da curiosidades.
-Dia da brincadeira com dinossauros de brinquedos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
No grande grupo debatemos sobre o que viram e ouviram lá no museu, bem como o esclarecimento das perguntas que fizeram ao Senhor Carlos e as novas descobertas que ouviram, como a de que os dinossauros não estão extintos, pois seus descendentes são as aves.
Em um segundo momento foi escolhido o nome do projeto que foi “Aprendendo com os Dinossauros”.