GOTA DE LEITE
“ EU GOSTEI PORQUE EU APRENDI QUE COM O LEITE PODEMOS FAZER MUITAS COISAS GOSTOSAS E ACHEI MUITO LEGAL FAZER O IOGURTINHO E FICOU MUITO GOSTOSO, ATÉ MAIS DO QUE AQUELE COMPRADO.
RAYANE PAULINI | aluno(a)
“ EM PRIMEIRO LUGAR QUERO AGRADECER AS PROFESSORAS FERNANDA E MARIA DE LOURDES POR ME DAREM ESSA OPORTUNIDADE DE COLABORAR NA PARTICIPAÇÃO DESTE PROJETO QUE PARA MIM FOI MUITO GRATIFICANTE. QUANDO FUI CONVIDADA FIQUEI IMAGINANDO COMO SERIA, O QUE FALAR E O QUE RESPONDER ÁS PERGUNTAS DOS ALUNOS SOBRE O QUEIJO, PORÉM OS ALUNOS FORAM BEM PARTICIPATIVOS E EU CONSEGUI PASSAR O MEU CONHECIMENTO. ME SENTI MUITO ORGULHOSA POR TER CONTRIBUÍDO E TER MEU FILHO PARTICIPANDO DESSE PROJETO.
LUCINEIA BARBOSA | responsável
Pergunta Exploratória
O QUE SE PRODUZ NESTE LUGAR?
Expedição Investigativa
A EXPEDIÇÃO INVESTIGATIVA FOI REALIZADA NO SITIO SÃO JOSÉ DO PROPRIETÁRIO RONALDO BARBOSA, LÁ AS CRIANÇAS PUDERAM ACOMPANHAR A ORDENHA DO LEITE, OS CUIDADOS DE HIGIENE E O ARMAZENAMENTO ATÉ ESSE LEITE CHEGAR AO LATICÍNIO. PUDERAM VER O ALIMENTO NECESSÁRIO PARA A VACA PRODUZIR UM LEITE DE QUALIDADE.
Objetivos
DESPERTAR O INTERESSE DAS CRIANÇAS SOBRE COMO É A PRODUÇÃO DE LEITE E COMO ESSE ALIMENTO CONTRIBUI PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E PARA SAÚDE DAS PESSOAS. CONSCIENTIZAR QUE A ATIVIDADE LEITEIRA EXERCIDA POR ALGUMAS FAMÍLIAS DE ALUNOS, CONTRIBUI COMO UMA ALTERNATIVA NA RENDA FAMILIAR.
Comunidade de Aprendizagem
PALESTRA COM A VETERINÁRIA ALINE TRAINOTTI, VISITA A UMA PROPRIEDADE LEITEIRA, PAIS, ALUNOS E FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA.
Articulação com o currículo
PROJETO:GOTA DE LEITE, ÁREA DA LINGUAGEM(PORTUGUÊS)VIDEOS, LEITURA DE LIVROS, RODA DE CONVERSA, GÊNEROS TEXTUAIS(RECEITA) REPRODUÇÃO ORAL E ATRAVÉS DE DESENHOS ,PRODUÇÃO DE TEXTO, DESCRIÇÃO ORAL E ESCRITA DE ANIMAIS MAMÍFEROS, ALFABETO.
MATEMÁTICA: CONCEITOS BÁSICOS DE MAIS E MENOS, POUCO E MUITO, CHEIO E VAZIO, SEQUENCIA NUMÉRICA, ASSOCIAÇÃO DE NÚMEROS AS QUANTIDADES, INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS, DUZIA E DEZENA, ESTATÍSTICA, NOÇÃO DE TEMPO(HORA)SOMA E SUBTRAÇÃO.
MÚSICA: DRAMATIZAÇÃO, JOGOS, BRINCADEIRAS, IMITAÇÕES, NOÇÃO ESPACIAL.
ARTES VISUAIS: COLAGEM, PINTURA RECORTE, MODELAGEM E TEXTURA.
NATUREZA E SOCIEDADE: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, ANIMAIS MAMÍFEROS E OS ALIMENTOS NECESSÁRIOS PARA ELES, MEIOS DE TRANSPORTE, REINO ANIMAL E VEGETAL, SABOR DOS ALIMENTOS, SÓLIDO E LIQUIDO.