A importância de cultivar os valores
Pergunta Exploratória
O que os alunos vão fazer na APAE?
Expedição Investigativa
A expedição aconteceu no dia 17 de abril de 2018, onde articiparam os 14 alunos do 4º ano, juntamente com a professora titular da turma. O 4º ano da escola Carmen Lisboa Trindade possui dois colegas que frequentam uma vez por semana a APAE.
Os alunos quando interrogados, não sabiam o que os dois colegas iam fazer na APAE, além de discriminarem muito os colegas na hora das brincadeiras devido as suas dificuldades e até mesmo agressividade.
Na expedição, os alunos tiveram a oportunidade de visitar a APAE, no município de Sobradinho. Neste dia, os alunos conheceram as professoras e o ambiente frequentado por seus colegas, além de conhecer outras crianças que frequentam o local. Entraram nas salas de aula e escutaram atentamente as atividades que são desenvolvidas com seus colegas.
Objetivos
Compreender que devemos respeitar as diferenças, valorizar os colegas, pais, professores e escola de forma em geral, não praticando a discriminação, o Bullying, mas sim, ser generoso e compreensivo.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professora, APAE e demais pessoas da comunidade escolar.
Articulação com o currículo
-Valores: Discutir com os alunos a importância da amizade, compreensão, paciência.
-Família, valores, oralidade, desenho: Explorar o filme: Os Croods
-Artes: Criar o seu AVATAR para o Jogo
-Valores, Regras, convivência, produção textual: Identificar e criar junto as regra dos Jogo das Boas maneiras
-Valores, regras, jogos, convivência: Explorar o Jogo criado com a turma; Confecção de Jogos educativos a partir de materiais alternativos
-Cooperação: Campanha de Arrecadação de Jogos educativos com a comunidade de Passa Sete e Dia do Abraço
-Produção textual, pontuação, regras ortográfica: Sessão cinema: Divertidamente; Explorar sobre os nossos sentimentos
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao retornar para a escola após a expedição investigativa, foi realizada uma roda de conversa onde os alunos puderam expor sobre suas obervações referente a visita, identificando que a APAE também é uma escola e que não são crianças doentes que a frequentam.
A expedição foi registrada através de fotografias e texto coletivo.