CIRANDA DAS LETRAS
“ "Adorei o projeto, nos ajudou a prender ler e escrever de uma forma divertida."
Antônia Munhóz Campão | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Como devemos utilizar as letras no nosso dia-a-dia”?
Expedição Investigativa
Nossa expedição investigativa foi realizada no próprio ambiente escolar, onde observamos as letras em murais, cartazes, etc... anexados nas salas de aula, corredor e também em nossa sala. feito um grande grupo e apresentada uma caixa com vários tipos de letras, onde os alunos manusearam e identificaram letras iniciais suas e de seus familiares, e para encerrar cada um montou um móbile com seu próprio nome.
Objetivos
Reconhecer vogais e consoantes no ambiente escolar, nas palavras e objetos estudados, lendo e escrevendo-os de forma precisa de acordo com sua utilização para desenvolver as habilidades necessárias para a alfabetização.
Comunidade de Aprendizagem
Escola e familiares
Articulação com o currículo
Descobrir e apreciar a importância de seu nome;
Escrever e identificar palavras a partir de uma letra ou sílaba dada;
Desenvolver a leitura;
Reconhecer e escrever o nome de desenhos;
Ler e escrever alfabeto, pequenas palavras e frases;
Classificar nomes de pessoas e objetos, com base na letra inicial;
Participar de jogos e brincadeiras com os colegas, buscando clareza na fala e se apoiando em gestos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após nossa expedição, conversamos sobre o que acharam da atividade e escolhemos o nome do projeto.