Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

CIRANDA DAS LETRAS "Adorei o projeto, nos ajudou a prender ler e escrever de uma forma divertida."
Antônia Munhóz Campão | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Como devemos utilizar as letras no nosso dia-a-dia”?

Expedição Investigativa

Nossa expedição investigativa foi realizada no próprio ambiente escolar, onde observamos as letras em murais, cartazes, etc... anexados nas salas de aula, corredor e também em nossa sala. feito um grande grupo e apresentada uma caixa com vários tipos de letras, onde os alunos manusearam e identificaram letras iniciais suas e de seus familiares, e para encerrar cada um montou um móbile com seu próprio nome.

Objetivos

Reconhecer vogais e consoantes no ambiente escolar, nas palavras e objetos estudados, lendo e escrevendo-os de forma precisa de acordo com sua utilização para desenvolver as habilidades necessárias para a alfabetização.

Comunidade de Aprendizagem

Escola e familiares

Articulação com o currículo

Descobrir e apreciar a importância de seu nome;
Escrever e identificar palavras a partir de uma letra ou sílaba dada;
Desenvolver a leitura;
Reconhecer e escrever o nome de desenhos;
Ler e escrever alfabeto, pequenas palavras e frases;
Classificar nomes de pessoas e objetos, com base na letra inicial;
Participar de jogos e brincadeiras com os colegas, buscando clareza na fala e se apoiando em gestos.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após nossa expedição, conversamos sobre o que acharam da atividade e escolhemos o nome do projeto.

Ficha Técnica
Escola
E.M.F Professora Helena Maria Dutra Ferreira

Diretor
Elissandra Figueredo do Nascimento

Turma
1º Ano - Turma da Mônica

Número de alunos
13

Educadores
Mara Denise Munhós Pereira

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Lavras do Sul

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE LAVRAS DO SUL

Apoiadores
Goretti Dotto

Assessoria Pedagógica
Goreti Moreira
Amei trabalhar com este tema, pois despertou nos alunos o interesse na leitura e escrita de forma prazerosa e criativa, através do desenvolvimento de cada ação".
Mara Denise Munhós Pereira | Professor(a)