Classificação: Drogas
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

DROGAS, diga não a elas! O vício em drogas é uma doença que exige atenção e tratamento. O apoio da família, a informação são importantes para a recuperação dos doentes.
Erian da Silveira Zanardi | aluno(a)
Pergunta Exploratória

O que vimos, o que ouvimos e o que sentimos neste lugar?

Expedição Investigativa

Os alunos dos 8ºs e 9ºs anos, acompanhados dos professores, visitaram a Comunidade Terapêutica Fazenda Senhor Jesus Cristo Rei, no dia 06/04/2018, em Frederico Westphalen, cada turma no seu respectivo turno de aula, onde os alunos puderam conhecer e vivenciar a rotina dos internos do Centro Terapêutico, o qual trata dependentes químicos (álcool e drogas).\nOs alunos conheceram o local e ouviram palestras da assistente social, psicólogo, monitor e presidente da Comunidade, bem como depoimentos dos internos.\nPercebemos que a Comunidade oferece atendimento as pessoas que estão decididas a receberem o tratamento e mudar seus hábitos de vida, podendo assim, assumir a responsabilidade por si mesmo e da própria mudança de comportamento ao invés de mudar só porque está na comunidade e/ou porque outros assim desejam.\nApós a visita, os alunos demonstraram bastante interesse pelo assunto e elabo

Objetivos

Oportunizar aos alunos conhecimento, a fim de alertá-los quanto aos malefícios que as drogas causam à saúde das pessoas, a desestruturação familiar e social dos usuários, mediante drogas lícitas e ilícitas, conscientizando e prevenindo o não uso de drogas.

Comunidade de Aprendizagem

Psicóloga e assistente social;\nCentro terapêutico;\nPolícia civil;\nRedes sociais;\nPais e comunidade em geral;\nPessoa com transplante de fígado;\nComunidade em geral;\nRádio;\nMédica, e Enfermeiras;\nParticipante do grupo ante fumo.

Articulação com o currículo

- Roda de conversa com assistente e psicóloga da escola; \n- Pesquisa no laboratório de informática sobre doping no esporte, penalizações e efeitos no organismo.\n-Entrevista com aplicação de questionários em centro de reabilitação; \n- Caminhada informativa no Dia Mundial sem Tabaco. \n- Apresentar o problema da alta vulnerabilidade de alguns grupos sociais em relação aos malefícios do álcool e demais drogas; dividir a turma em grupos e pedir que realizem pesquisas na internet ou na biblioteca. Trabalho dos grupos: 1. População indígena; 2. Migrantes e êxodo rural no Brasil; 3. Crianças e moradores de rua. \n- História da produção de medicamento;\n- Males das drogas na história da humanidade;\n- Organizar Gráficos com números de acidentes de trânsito e consumo de álcool;\n- Organizar Tabelas com dados de ocorrências policiais em finais de semana e feriados.\nO trabalho será desenvolvido através de pesquisas na internet, em livros, revistas e jornais, sobre: Origem das drogas no mund


Ficha Técnica
Escola
EMEF JOHN KENNEDY

Turma
8ºs Anos e 9ºs Anos

Número de alunos
124

Educadores
Larissa Pereira Giordani, Juliana Cristina Sganzerla Lucietto, Adriane Rodrigues Souza, Marileine Fatima Trevisan Garlett, Maico Celso Wolf, Jamir José Buzin, Vera Lucia Gheno Gambetta, Reselene Maria Cassol.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ametista do Sul

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE AMETISTA DO SUL

Apoiadores
Comunidade Terapêutica Fazenda Senhor Jesus Cristo Rei

Eu achei muito importante trabalhar o projeto sobre drogas com os alunos, pelo fato de estarem vivenciando um período de tantas mudanças, o que torna os os adolescentes, os quais ainda estão em formação, seres vulneráveis, podendo ser atraídos mais facilmente para o mundo das drogas, tanto lícitas, quanto ilícitas.\nTendo em vista esta vulnerabilidade dos adolescentes, a intenção em trabalhar este projeto foi tentar conscientizar os alunos, quanto as suas escolhas, tendo em vista que o álcool e o cigarro também são drogas e devemos ficar longe delas. Pois muitas vezes essas drogas passam a ser a porta de entrada para muitas outras drogas como a maconha, o craque, cocaína, ecstasy e outras, que com certeza irão comprometer o futuro dos nossos alunos e terão grande impacto nas famílias e na sociedade. \nTentamos através das ações mostrar os danos das drogas para a saúde.