Brincando com pneus
“ Minha pequenina, desde que começou a ir na escolinha CMEI Girassol, tem se desenvolvido muito bem, a cada dia que passa aprende uma coisa nova e me surpreende, quando percebi ela já estava sentando sozinha, já se arrasta de barriga pelo chão e aprendeu a fazer não com a cabeça, presta atenção em tudo, muito curiosa, agora está aprendendo a se levantar. Obrigada as professoras e a equipe do CMEI Girassol pelo carinho, dedicação e ensinamento que passam para as nossas crianças, é muito gratificante ver o desenvolvimento de nossos filhos e saber que vocês fazem parte disso.
Maria Manoela Magri Lemes. | responsável
Pergunta Exploratória
Como estimular com segurança os bebês?
Expedição Investigativa
Em observação no comportamento das crianças podemos constatar a grande curiosidade dos nossos pequenos, pois é uma turma mista com alunos de faixa etária entre 5 meses a 1 ano, a professora do Berçário, percebeu que com o uso de materiais diferenciados na sala, contribuiria para um melhor desenvolvimento motor, através de brincadeiras dirigidas, que proporcione momentos lúdicos e prazerosos, motivando assim os bebês nos movimentos fundamentais como engatinhar e levantar-se, atividades das quais já fazem parte do dia-a-dia das aulas na Educação infantil e assim a criança vai gradativamente vivenciando novas experiências, dessa maneira surgiu a ideia de fazer o projeto utilizando pneus que serão usados não apenas durante o projeto mas todo período letivo.
Objetivos
Com o uso dos pneus na sala de aula, nosso objetivo é que os bebes consigam passar, atravessando os pneus de um lado para outro e que possam também ficar sentados na hora das atividades como cantigas ou histórias infantis. Os pneus espalhados na sala contribui para que os bebês explorem as mais diferentes formas de apoiar em diferentes situação estimulando a desenvolver a firmeza corporal e também para que o bebê tenha segurança e se movimente livremente.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, pais, professores, fisioterapeuta e comunidade local.
Articulação com o currículo
Com o eixo de Corpo e Movimento foi trabalhado as percepções, ampliando o conhecimento e controle sobre o corpo e movimento e com coordenação óculo-pedal e Óculo-manual estimulando os conceitos de: para cima/ para baixo, dentro/fora, frente/atrás através da utilização de materiais como sucata, brinquedos diversos; Através da reprodução do movimento foi introduzido habilidades perceptivo – motoras através de estímulos visuais e auditivos; E com a Consciência Corporal por meio dos Movimentos Fundamentais como engatinhar, sentar, quadrupedar, levantar, andar, agarrar, alcançar, soltar, passar por dentro. No eixo de Identidade e Autonomia por meio do Conhecimento do próprio Corpo com Conhecimento progressivo, de seus limites, singularidades e das diferentes sensações que produz. No eixo de Inter Comunicação e Linguagem foi trabalhado a Prática de Leitura através de momentos de diferentes gêneros discursivos pelo educador leitor: histórias infantis, cantigas.