Classificação: Leitura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

ERA UMA VEZ... O MUNDO MÁGICO DAS HISTÓRIAS INFANTIS
Pergunta Exploratória

Como desenvolver o prazer e o encantamento de ouvir uma história?

Expedição Investigativa

Observando que várias de nossas crianças não demonstravam interesse pelos livros e pela contação de histórias, percebemos que em casa, esses, não recebiam qualquer incentivo sobre o assunto. A partir disso decidimos trabalhar a leitura, também, em casa, com os pais envolvendo valores, foi assim que surgiu “O livro viajante” que segue na mochila da criança para que os pais façam a contação da história e representem registrando, juntamente com a criança o valor contido na mesma.

Objetivos

Incentivar o prazer e o valor da leitura, aproximando as crianças da leitura infantil diversa, desenvolvendo a imaginação, emoções e sentimentos e também vivenciar momentos prazerosos de colaboração e cooperação entre família e escola.

Comunidade de Aprendizagem

Educadoras – Desenvolvimento de todas as atividades propostas pelo projeto.
Famílias – Leitura do livro viajante, registro da história com desenho e/ou escrita de outras histórias com os mesmos personagens.
Escola – Apoio, incentivo e parceria no decorrer de todo o desenvolvimento do projeto.
Assessoras Pedagógicas Pufv – Apoio mensal, com visitas à escola para esclarecer dúvidas.

Articulação com o currículo

Leitura ou contação de histórias, diárias, pelo educador leitor; - livro viajante, leitura e registro significativo do tema, pelos pais; - resgate de valores enfatizando boas atitudes, respeito e valorização das diferenças individuais, permitindo o afeto, a confiança, a amizade e a cooperação; - datas comemorativas; observação e manuseio de vários materiais impressos (livros, revistas, jornais,...) folhear, rasgar, amassar; - jogos pedagógicos (motricidade fina e ampla, atenção, concentração...); - noção de espaço, tempo, medidas, quantidade; - expressão oral e corporal; - ampliação do vocabulário; - ajudante do dia (cooperação, práticas de convivência, consciência coletiva, comportamento solidário,...); - canto do hino A União Faz a Vida.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL LINO CELSO ZACCANI

Diretor
ONELIA RENOSTO

Turma
BERÇÁRIO V

Número de alunos
15

Educadores
CARLA REGINA DA SILVA, SÔNIA MARIA CONTIN, TAISE MONDADORI \nCOORDENADORA PEDAGÓGICA:\nZILÁ LUISA MAGNABOSCO GHINZELLI

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Antônio Prado

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ANTONIO PRADO

Apoiadores
PAIS E COMUNIDADE ESCOLAR EM GERAL

Assessoria Pedagógica
DIANE SILVA ZARDO
O hábito da leitura deve iniciar desde o momento em que a criança começa a balbuciar as primeiras palavras, desde que começa a “compreender” o mundo a sua volta. A fantasia e a magia de uma história encanta e desperta a imaginação da criança, desenvolve a atenção e a concentração e, com isso, criam condições favoráveis para o desenvolvimento de uma mente criativa. A criança em contato com a leitura desde cedo é beneficiada em diversos sentidos: aprende com facilidade, expressa-se melhor e será mais comunicativa.
Zilá Luisa Magnabosco Ghinzelli | Professor(a)