Horta Cinemática
Pergunta Exploratória
Como é feito uma horta?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa ocorreu em sala de aula na escola, onde as professoras passaram uma série de 10 vídeos: Horta Urbana feito pela USP e um vídeo sobre hortas verticais com vasos plásticos.
Objetivos
Conscientizar os alunos com relação aos alimentos, envolver os mesmos nas atividades escolares de forma prática, principalmente com a parte de cuidado com as plantas e a horta.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, comunidade e professoras.
Articulação com o currículo
Ecossistemas do Brasil: Trabalho em sala de aula sobre os ecossistemas; Brasil, Rio Grande do Sul e Santa Maria; Produção de um cartaz dos Bio-mas do Brasil com colagem de plantas e desenhos por região.
Estudos do solo: Tipos de solo; Feira de ciências com os tipos de solo para experiências em sala de aula; Pesquisa sobre o solo da escola para identificar as características e o que precisa para deixar pronto para o plantio.
Estudo do ar: Posição do ar; Poluição; Produção de trabalhos com vídeos, relatos, cartazes.
Medições da horta: Trabalho com unidades de medida; Tamanho das mudas; Medição do espaço que será explorado a horta; Confecção de uma planta com as medidas da horta.
Reino das plantas: Classificação entre briófitas, pteridófitos, gimnospermas; trabalho em sala de aula.
Angiospermas: Pesquisa na internet sobre suas características; Pesquisar possibilidades de plantio na horta da escola.
Horta da turma: Organização do espaço; plantação; irrigação e manutenção.