Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Salvando o Mundo
Pergunta Exploratória

Como é manipulado e separado o material reciclado na usina?

Expedição Investigativa

No dia 3 de abril de 2018 foi realizada a expedição investigativa. Fomos recepcionados pelo funcionário da SAMAE, Miguel Gardini, que direcionou todo trabalho com muito entusiasmo e dedicação.
Os alunos ficaram curiosos para conhecerem o local e sua organização. Durante o percurso, foram surgindo algumas perguntas e questionamentos, que foram respondidas pelo instrutor Miguel e um funcionário da cooperativa, que explicaram toda a manutenção do espaço.

Objetivos

Compreender a importância de separar o lixo para a preservação do meio ambiente.

Comunidade de Aprendizagem

9. Sabemos que em Ibiporã são recolhidos os animais mortos e enviados a cooperativa de reciclagem onde são congelados até o momento de incineração. Portanto, o que é feito com as cinzas dos animais?
Comunidade de Aprendizagem.

10. Para onde é levado os animais de grande porte quando morrem? E o que é feito com eles?

Articulação com o currículo

1. O que é feito com os vidros quebrados?
Língua Portuguesa: Reprodução de textos narrativos.
Matemática: Medidas de tempo (tempo de decomposição do vidro).
Estudos da Natureza e Sociedade: Reciclagem do vidro.

2. Do que é feito o plástico?
Língua Portuguesa: Texto informativo.
Matemática: Situações problemas.
Estudos da Natureza e Sociedade: Reciclagem.

3. Como as indústrias diferenciam os plásticos na reutilização?
Língua Portuguesa: Texto informativo.
Matemática: Situações problemas.
Estudos da Natureza e Sociedade: Reciclagem dos plásticos.
4. O plástico é reutilizado na confecção de roupas?
Língua Portuguesa: Texto informativo.
Matemática: Situações problemas envolvendo o sistema monetário.
Estudos da Natureza e Sociedade: Reciclagem de roupas.

5. O que é feito com os eletrodomésticos quebrados?
Língua Portuguesa: Texto informativo.
Matemática: Situações problemas envolvendo o sistema monetário.
Estudos da Natureza e Sociedade: Reciclagem: descarte correto dos eletrodoméstico


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Professor Carlos Augusto Guimarães

Turma
Educação de Jovens e Adultos

Número de alunos
22

Educadores
Paula Camila Amaro

Estado
Paraná

Município
Ibiporã

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO IBIPORA

Apoiadores
Escola Carlos A. Guimarães
Miguel Gardini
Cooperativa de reciclagem do município de Ibiporã

Para dar início ao projeto, foi pensado em um tema que abrangesse o dia a dia dos alunos, uma vez que a turma é composta por jovens e adultos.
Sendo assim, o tema escolhido foi a reciclagem, porque a preservação do meio ambiente é algo muito importante, tendo em vista que vivemos nele e devemos cuidar do mesmo. E para cuidar do mesmo, um fator muito importante é a reciclagem, pois é por meio dela que podemos retirar do meio ambiente coisas que levariam anos para se decompor. O mais interessante fi que desde o início do projeto os alunos se mostraram interessados em aprender.
Portanto, considero esse projeto como uma experiencia enriquecedora em que pude observar que os alunos levarão esses ensinamentos para o seu dia a dia.
Paula Camila Amaro | Professor(a)