Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Meio Ambiente: Conhecer para Preservar O projeto foi muito bom, pois conseguimos ver onde e como podemos ajudar na preservação do meio em que vivemos, tenho certeza que a parir destas ações vejo o quanto posso mudar e melhorar.
Aluno 1 | aluno(a)
Pude notar quanto meu filho melhorou com o projeto proposto na escola, ele trouxe ideias bem criativas de como podemos filtrar nossa água par beber. Ele está mais atento quando vamos colocar lixo fora, tomando cuidado de separa-lo, para ajudar na preservação do meio ambiente.
Pai 1 | responsável
Pergunta Exploratória

Como minhas atitudes podem transformar o meio em que eu vivo?

Expedição Investigativa

A turma se deslocou até a cidade de Taquaruçu do Sul, onde os alunos puderam fazer uma visita orientada a Usina Granja Velha. Nesta os educandos tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma usina que não gera grandes impactos ambientais, bem como, peças antigas de hidrelétricas no museu La existente. Após os educandos e professores que acompanharam a visita, deslocaram-se até a cidade de Seberi/RS, onde pudemos ver a separação, armazenamento e destinação final do lixo que produzimos.\nOs alunos voltaram encantados com a usina, desde a casa de maquinas até o Museu da Geração, que contém peças de antigas hidrelétricas, quiosques, área arborizada e ainda uma passarela sobre a barragem, que permite a visualização do rio.\nApós a visita, já em sala de aula os alunos relataram a saída à campo como muito proveitosa.

Objetivos

Despertar uma consciência crítica sobre as questões ambientais, valorizando o meio ambiente do nosso espaço; Difundir corretamente os conceitos sobre Meio Ambiente, proporcionando aos alunos ferramentas de educação ambiental que venham contribuir no processo ensino-aprendizagem.

Comunidade de Aprendizagem

Técnico responsável pela PCH; Tais – Coordenadora do Cigres; Professora de Ciências Kelin Luiza Vincenci e Professora de Português Jainara Macari; Professora de Ciências Kelin Luiza Vincenci; Professora de Ciências Kelin Luiza Vincenci.

Articulação com o currículo

Ciências: Impactos ambientais, recursos naturais, recursos hídricos, ecossistemas, resíduos sólidos, separação dos resíduos sólidos, contaminação do meio ambiente, compostagem; Português: Produção de texto; Artes: Desenho e pintura; Espanhol: Produção de textos, diálogos, frases, cartazes, vocabulário, desenhos músicas, e falas sobre a importância do meio ambiente; Geografia: Tipos de solo.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Marcílio Dias

Diretor
Silvane Piffer de Borba

Turma
6º Ano

Número de alunos
8

Educadores
Vanderleia Nunes Machado e Kelin Luiza Vincenci

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Apoiadores
Famílias

Assessoria Pedagógica
UCEFF Itapiranga
O projeto foi pensado e planejado com o intuito de unir a teoria em sala de aula com pratica a campo com os alunos do 6º ano. Este conjunto de estratégias relacionadas a questão ambiental, fez com que os alunos pudessem vivenciar de maneira diferente o meio em que vivemos, se sentindo parte dele e quanto nós seres humanos temos o poder de modifica-lo.
Professor 1 | Professor(a)