Meio Ambiente: Conhecer para Preservar
“ O projeto foi muito bom, pois conseguimos ver onde e como podemos ajudar na preservação do meio em que vivemos, tenho certeza que a parir destas ações vejo o quanto posso mudar e melhorar.
Aluno 1 | aluno(a)
“ Pude notar quanto meu filho melhorou com o projeto proposto na escola, ele trouxe ideias bem criativas de como podemos filtrar nossa água par beber. Ele está mais atento quando vamos colocar lixo fora, tomando cuidado de separa-lo, para ajudar na preservação do meio ambiente.
Pai 1 | responsável
Pergunta Exploratória
Como minhas atitudes podem transformar o meio em que eu vivo?
Expedição Investigativa
A turma se deslocou até a cidade de Taquaruçu do Sul, onde os alunos puderam fazer uma visita orientada a Usina Granja Velha. Nesta os educandos tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma usina que não gera grandes impactos ambientais, bem como, peças antigas de hidrelétricas no museu La existente. Após os educandos e professores que acompanharam a visita, deslocaram-se até a cidade de Seberi/RS, onde pudemos ver a separação, armazenamento e destinação final do lixo que produzimos.\nOs alunos voltaram encantados com a usina, desde a casa de maquinas até o Museu da Geração, que contém peças de antigas hidrelétricas, quiosques, área arborizada e ainda uma passarela sobre a barragem, que permite a visualização do rio.\nApós a visita, já em sala de aula os alunos relataram a saída à campo como muito proveitosa.
Objetivos
Despertar uma consciência crítica sobre as questões ambientais, valorizando o meio ambiente do nosso espaço; Difundir corretamente os conceitos sobre Meio Ambiente, proporcionando aos alunos ferramentas de educação ambiental que venham contribuir no processo ensino-aprendizagem.
Comunidade de Aprendizagem
Técnico responsável pela PCH; Tais – Coordenadora do Cigres; Professora de Ciências Kelin Luiza Vincenci e Professora de Português Jainara Macari; Professora de Ciências Kelin Luiza Vincenci; Professora de Ciências Kelin Luiza Vincenci.
Articulação com o currículo
Ciências: Impactos ambientais, recursos naturais, recursos hídricos, ecossistemas, resíduos sólidos, separação dos resíduos sólidos, contaminação do meio ambiente, compostagem; Português: Produção de texto; Artes: Desenho e pintura; Espanhol: Produção de textos, diálogos, frases, cartazes, vocabulário, desenhos músicas, e falas sobre a importância do meio ambiente; Geografia: Tipos de solo.