Explorando os sentidos
“ MEU FILHO, ENTUSIASMADO, ME CONTOU QUE PARTICIPOU DE UM PROJETO
NA ESCOLA, CHAMADO “A UNIÃO FAZ A VIDA”, ONDE ELE APRENDEU JUNTO
COM OS AMIGOS SOBRE OS CINCO SENTIDOS E A IMPORTÃNCIA DELES PARA
A NOSSA VIDA.
RELATOU QUE GOSTOU MUITO DE EXPERIMENTAR OS SABORES DO CHÁ DE
HORTELÃ ADOÇADO E TAMBÉM COM SABOR DE LIMÃO. ME DISSE QUE FICA
“AZEDINHO”, PERCEBENDO O PALADAR.
APRENDEU SOBRE O OLFATO, SENTIDO DIVERSOS CHEIROS: PERFUMES,
HORTELÃ, SABONETE, CEBOLA, ALHO, PIMENTA, ETC.
BEATRIZ ZANCHIN PAVANELI DE GODOI | responsável
Pergunta Exploratória
O que você sentiu nesse passeio?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu no dia 16/03, nas dependências da Escola Mário de Menezes. Iniciamos em sala de aula com um vídeo - Os cinco sentidos. Após, foi apresentada a eles a caixa das sensações e os alunos, colocaram a mão dentro e tatearam. Em seguida, saímos para explorar o pátio da escola, onde eles puderem sentir os cinco sentidos.
Objetivos
Fazer com que a criança, cresça capaz de entender melhor o mundo que ela vive, pois todo contato com o mundo exterior ocorre por meio dos cinco sentidos.
Comunidade de Aprendizagem
A coordenadora da escola habilitada em deficiência visual apresentou os materiais de alfabetização, de leitura para os alunos entenderem como os cegos enxergam com as mãos.
Articulação com o currículo
Explorando os sentidos
Português: Receitas, convites, propagandas, contos de fadas.história em sequencia
Matemática: Relação nº/quantidade, classificação e seriação, noções de adição e subtração, medidas de tempo
Ciências: água, vegetais, animais, clima, ar e ecossistema
História: história da família, trabalho, moradia, vestuário meios de transportes e comunicação
Geografia: O habitat do homem, as necessidades do homem, a escola como espaço de relações.