Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

“Meu solo, minha base” “Achei muito legal o projeto, sempre ficava ansiosa para saber quais atividades iríamos realizar, adorei trabalhar com a argila. Também gostei do dia que fizemos o minhocário e a composteira, lidar com a terra e analisar minhocas. A professora sempre nos ajudava com as coisas que tínhamos dificuldades. Enfim, o projeto foi muito divertido, isso ficará guardado em nossas memórias.”
Olívia Maria Heringer | aluno(a)
“O desenvolvimento do projeto na turma da minha filha fez despertar a criatividade dos alunos. Ao aprenderem sobre o solo, desenvolveram o minhocário, a composteira, além de aprenderem sobre os diversos tipos de solo, a profe ainda os desafiou a fazer objetos de argila, fazendo com que a coordenação motora e a criatividade fossem amplamente trabalhada. Minha filha ficava ansiosa esperando o dia em iriam trabalhar com o projeto e quando chegava em casa, comentava o quão maravilhosa tinha sido a aula. Certamente foi uma forma divertida de aprender! Tenho certeza que o desenvolvimento destas atividades ficarão guardadas nas boas lembranças das crianças.”
Camila Heringer | responsável
Pergunta Exploratória

*Vocês acham que existe vida no solo?

Expedição Investigativa

Fizemos um passeio em torno da escola e na comunidade onde foram observados alguns animais que vivem dentro do solo, foi percebido que quando caminhamos em uma calçada ou estrada asfaltada não estamos pisando na terra porque o ser humano colocou uma cobertura por cima do solo, mas mesmo não pisando na terra, estamos pisando sobre o solo. Percebeu-se que retiramos a maior parte dos alimentos do solo e que este tem grande importância na vida de todos os seres vivos. Em seguida houve uma roda de conversa a respeito do que eles sabem sobre o solo e o que concluíram do passeio. A aula foi desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios dos alunos e ampliação das informações sobre a importância do solo e sua preservação. Logo após o passeio ocorreu uma roda de conversa sobre o que observaram e chamou a atenção.

Objetivos

Proporcionar vivências e experiências que auxiliam na construção de uma compreensão acerca da necessidade de conservar, cuidar do solo.

Comunidade de Aprendizagem

Dieter Windmöller

Articulação com o currículo

-Formação do solo\n-Solo como recurso natural\n-Animais que vivem no solo;\n-Componentes do solo;\n-Camadas da Terra\n-Leitura e compreensão de texto;\n-Produção textual;\n-Separar sílabas;\n-Sinônimos e antônimos; \n-Masculino e feminino;\nEscultura;\n-Pintura\nZona rural e zona urbana\n-Paisagem Natural (Relevo)\n-Formas de relevo\nImportância do solo;\nModificações da paisagem;\nProblemas Ambientais\n-Economia do RS: Agricultura


Ficha Técnica
Escola
E.E.E. Fundamental Balbino Pereira dos Santos

Turma
4º e 5º Anos

Número de alunos
12

Educadores
Martha Beatriz Zimmermann Ribeiro

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Erval Seco

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ERVAL SECO

Apoiadores
Dieter Windmöller

“Achei bem bacana o assunto tratado. As crianças se envolveram bastante, muita curiosidade e participação.”