Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Dá um beijinho que passa “Foi muito bom trabalhar sobre o gênero bula, porque descobrimos que remédio é diferente de medicamento. Um remédio é o abraço, um beijo, um chá, o colo da mãe, o sorriso da professora e dos amigos, já o medicamento é algo que precisa de receita destinado à um fim diagnosticado. Meu remédio foi para as pessoas ficarem mais inteligentes, sempre lembro do meu remédio na hora das avaliações. Aprendi muitas coisas boas com todas essas atividades”\nNathalia Wollmann
Nathalia Wollmann | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Qual a diferença entre remédio e medicamento?

Expedição Investigativa

Ao trabalhar com o gênero “Bula de remédio”, surgiram várias curiosidades e questionamentos. O principal deles foi em diferenciar o que é remédio e medicamento, além da importância de ler a bula, os cuidados que devemos ter no uso e armazenamento dos mesmos. Foi solicitado que perguntassem aos pais e todos achavam que era a mesma coisa. Após explicações dadas pela professora, as enfermeiras do posto de saúde foram convidadas para conversar e esclarecer as dúvidas restantes. Os alunos confeccionaram uma bula de remédio, procurando demonstrar a necessidade de cada um no momento, houve várias bulas para a felicidade, amizade, nervosismo, inteligência, pessoas mentirosas entre outras. Essas atividades foram apresentadas para as outras turmas distribuindo muitos abraços. Para complementar o conteúdo, a professora entregou pílulas da felicidade juntamente com a bula e sua composição.

Objetivos

Conceituar e familiarizar-se com o gênero;\nConhecer as principais características, forma composicional, linguagem, função e contexto de circulação;\nFazer o uso de sua aplicação na prática.\nDesenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiência com outras turmas.\nProduzir texto de acordo com a estrutura do gênero.\nResolver situações problemas a partir de unidades de medidas e grandezas.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores e profissionais da área de saúde.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: apresentação do gênero, leitura, análise linguística e produção do gênero.\nMatemática: medidas e grandezas- valor, massa e capacidade;


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Pedro Álvares Cabral- Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Turma
5º ano A e B

Número de alunos
32

Educadores
Verônica Lima

Estado
Paraná

Município
Santa Helena

Cooperativa
SICREDI VANGUARDA PR/SP/RJ

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO ROQUE

Apoiadores
Equipe da Unidade Básica de Saúde.

“Ao trabalhar com o gênero “Bula ” os alunos conseguiram diferenciar ‘remédio e medicamento”. Após realizar as atividades, percebeu-se que os alunos mudaram a relação dentro da sala de aula, pois, descobriram o quanto a amizade, a ajuda mútua é importante, distribuindo remédio diariamente sentiram-se mais valorizados. É muito satisfatório ver que os objetivos do trabalho foram alcançados”\nVerônica Lima
Verônica Lima | Professor(a)