Dá um beijinho que passa
“ “Foi muito bom trabalhar sobre o gênero bula, porque descobrimos que remédio é diferente de medicamento. Um remédio é o abraço, um beijo, um chá, o colo da mãe, o sorriso da professora e dos amigos, já o medicamento é algo que precisa de receita destinado à um fim diagnosticado. Meu remédio foi para as pessoas ficarem mais inteligentes, sempre lembro do meu remédio na hora das avaliações. Aprendi muitas coisas boas com todas essas atividades”\nNathalia Wollmann
Nathalia Wollmann | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Qual a diferença entre remédio e medicamento?
Expedição Investigativa
Ao trabalhar com o gênero “Bula de remédio”, surgiram várias curiosidades e questionamentos. O principal deles foi em diferenciar o que é remédio e medicamento, além da importância de ler a bula, os cuidados que devemos ter no uso e armazenamento dos mesmos. Foi solicitado que perguntassem aos pais e todos achavam que era a mesma coisa. Após explicações dadas pela professora, as enfermeiras do posto de saúde foram convidadas para conversar e esclarecer as dúvidas restantes. Os alunos confeccionaram uma bula de remédio, procurando demonstrar a necessidade de cada um no momento, houve várias bulas para a felicidade, amizade, nervosismo, inteligência, pessoas mentirosas entre outras. Essas atividades foram apresentadas para as outras turmas distribuindo muitos abraços. Para complementar o conteúdo, a professora entregou pílulas da felicidade juntamente com a bula e sua composição.
Objetivos
Conceituar e familiarizar-se com o gênero;\nConhecer as principais características, forma composicional, linguagem, função e contexto de circulação;\nFazer o uso de sua aplicação na prática.\nDesenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiência com outras turmas.\nProduzir texto de acordo com a estrutura do gênero.\nResolver situações problemas a partir de unidades de medidas e grandezas.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores e profissionais da área de saúde.
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa: apresentação do gênero, leitura, análise linguística e produção do gênero.\nMatemática: medidas e grandezas- valor, massa e capacidade;