A fauna e a flora
                                                                	“ È com muita alegria que relato sobre esse programa pois foi através deste que fez a diferença na vida do meu filho ele mudou a maneira de agir em relação ao meio ambiente como: regar as plantas, jogar lixo na lixeira adequada, cuidar dos animais, não desperdiçar água, conheceu plantas medicinais e carnívoras e passou a ter mais cuidado e carinho pelos animais.                                    
                                     Sintia Aparecida Gerolino | responsável 
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
O que vocês viram de seres vivos aqui?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 Foi realizado no sítio Ipê onde os alunos puderam conhecer vários tipos de animais e diversas vegetações, também conheceram uma mata nativa. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Preservar a fauna e a Flora evitando sua extinção, pois eles são muito importantes para o equilíbrio da natureza. A flora é de grande importância para nossa sobrevivência pois nos fornece sombra e oxigênio 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 o agrônomo recapitulou que antigamente tudo era mata e que a fauna e a flora eram riquíssimas e preservadas, mas como a povoação foi aumentando e tinha que produzir os alimentos para a sobrevivência das pessoas eles foram desmatando a floresta, também citou as árvores nativas como: flístola, madeira, amendoim bravo, angico as árvores exóticas: cedro, ypê roxo e amarelo, a araucária símbolo do Paraná, o eucalipto. Também ressaltou a plantação de café que no meio das ruas nasciam a serralha 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 Matemática: situações problematizadas, sequência numérica, construção de fatos; Leitura de tabelas e gráficos de colunas;\n Português: conto infantil, científico, de memória, pontuação, entonação e expressão, Interpretação oral e escrita; os elementos da narrativa; \nCiências: reprodução dos animais, ovíparos, vivíparos, ovovivíparos.\nGeografia: nômades e sedentários.\n Educação física, jogos e brincadeiras.  Etnojogos: \nArtes vídeo e dobraduras