Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O Brasil em memes! Como nunca antes feito na escola, a nossa turma do 9º ano, usou os Memes, que geralmente satirizam as coisas para fazer uma reflexão séria do nosso mundo atual. Adquirimos mais criticidade.
Caetano de Castilhos | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Quais os pontos positivos e negativos do Brasil?

Expedição Investigativa

O projeto surgiu de um debate em sala de aula sobre a história do Brasil.

Objetivos

Despertar o olhar crítico de maneira criativa e interliga com as novas tecnologias.

Comunidade de Aprendizagem

A página no facebook foi desenvolvida como uma estratégia de compartilhar as produções dos estudantes da escola com a comunidade.

Articulação com o currículo

Produção de Memes utilizando ferramentas digitais;
Criação e análise de charges e cartoon detratando aspectos da história do Brasil;
Debate sobre a influência da tecnologia;
Analisar como identificar uma fake news;
Criar e definir regras para página da escola no Facebook a partir de reflexões ética;
Criação de memes sobre o tema saúde;
Em língua espanhola análise de representações dos Memes.


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Médio 8 de Maio

Turma
9º ano

Número de alunos
9

Educadores
Luana Donatti, Silvana Hansen, Vinícius Linné

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tapera

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TAPERA

Assessoria Pedagógica
Greta Consultoria
Uma nova visão de mundo, através do interesse dos alunos, as quais tornaram as aulas mais dinâmicas. Foi um projeto que serviu para integrar a turma e fez com que todos tivessem uma participação, tornando-o gratificante.
Luana Donatti | Professor(a)