Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
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Projeto

A Formação da População Brasileira – Conhecer Para Respeitar Eu como mãe posso dizer que ao longo desse ano, minha filha adquiriu diversos conhecimentos muito importantes para a sua vida, os quais eu acredito que não serão esquecidos jamais.
Grasieli Cavalari | responsável
Pergunta Exploratória

O que vemos esse lugar?

Expedição Investigativa

A expedição aconteceu no dia 19 de abril na Reserva de Apucaraninha, localizada em um Distrito da cidade de Londrina. A saída deu-se às 5 horas em frente à escola, participaram da expedição: os estudantes, a professora, a diretora, o secretário, a diretora da Educação do município de Cianorte e alguns pais de alunos.
A tribo é de origem Kaingang ao chegarmos à reserva, fomos recebidos pelo Professor Cláudio, o professor foi o representante da tribo que nos acompanhou na visita. Ele é indígena nascido na tribo, que está cursando a faculdade de Pedagogia na cidade de Londrina, à noite, e no período diurno é professor na aldeia, lecionando nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O professor Cláudio nos conduziu a um local onde são realizadas as reuniões e manifestações culturais indígenas nos explicando algumas questões importantes de sua cultura.

Objetivos

A diversidade cultural em nosso país manifesta-se em todas as áreas do conhecimento e das relações sócio-políticas. Uma população formada por descendentes de diversos povos é um legado cultural que constitui a formação de hábitos e costumes do povo brasileiro. Por meio deste projeto, temos o objetivo de possibilitar aos estudantes através de pesquisas e atividades práticas o senso de coletividade e respeito às culturas diversas de nosso país e sensibilizar os estudantes sobre a importância de conhecer um pouco da história dos indígenas e outros povos colonizadores. Portanto, visitar uma reserva indígena seria de suma importância para o projeto já que o mesmo busca conhecer e refletir sobre a história dos povos colonizadores e as mudanças ocorridas, ao longo da história do nosso Brasil e identificar as influências desses povos em nossas vidas: seus costumes, hábitos e religião.

Comunidade de Aprendizagem

No dia 11 de setembro a orientadora Educacional da escola fez um relato de quais foram as contribuições da sociedade africana na formação da cultura brasileira. Nos fez refletir sobre quão rico culturalmente é aquele país e que muitas das comidas, danças, palavras, artes e até mesmo as religiões nos foram transmitidas por eles. Apresentou vídeos, livros, máscaras, tecidos, esculturas e demais objetos que trouxe da África em sua viagem ao continente. Os educandos foram participativos, atentos e muito aproveitaram da palestra, que veio atender ao objetivo do projeto.

Articulação com o currículo

História: -A colonização do Brasil:
- Os povos indígenas no Brasil: ontem e hoje;
- Como viviam os povos indígenas no Brasil, antes e depois dos colonizadores;
A formação da sociedade brasileira e paranaense;
- A sociedade indígena;
- O trabalho e as condições de vida;
- O trabalho do índio, escravo e do trabalho livre;
A composição da população paranaense e brasileira:
- Índios, africanos, portugueses, espanhóis e imigrantes;
- Compreender o papel que os índios, africanos e europeus desempenharam na construção da História;
Ao trabalhar os conteúdos da disciplina de História vamos interdisciplinar com as disciplinas de:
- Arte;
- Ciências;
- Geografia;
- Língua Portuguesa;
- Matemática.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal João Bueno de Godoy

Turma
5º ano A

Número de alunos
25

Educadores
Sandra Mara Mackincs

Estado
Paraná

Município
Cianorte

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CIANORTE CENTRO

Apoiadores
Artesã Vera Lúcia da Silva; Secretária de educação; direção escolar e equipe pedagógica; Aldeia Apucaraninha.

Ao desenvolver o projeto em parceria com o programa A União Faz a Vida durante esse ano letivo pude perceber o interesse e o desenvolvimento dos educandos. A turma foi muito participativa e questionadora. Contando também, com o apoio da direção, equipe pedagógica da escola e comunidade escolar pudemos ampliar os conhecimentos dos educandos, tornando-os cidadãos mais críticos e atuantes.
Sandra Mara Mackincs | Professor(a)