Quem canta seus males espanta!
“ Bom, como mãe, consegui perceber algumas evoluções na Sarah em questão de comunicação, várias palavras que ela dizia errado, e agora, já se consegue ter uma precisão do que ela esta querendo passar, ela já decora todas as musiquinhas do CMEI e ainda decora os hinos que ela ouve na igreja, questionando o tema sobre a atividade de música, o que ela mais fala é sobre um violino que a professora levou no CMEI e que ela gostou muito, ela fala até do jeito de posicionar o instrumento, eu acho isso muito bom para ela, pois a música nos ajuda a expressar sentimentos que as vezes não conseguimos expressar no dia a dia.
Ana Carolina Aparecida Rufino | responsável
Pergunta Exploratória
O que acontece aqui?
Expedição Investigativa
Nossa expedição investigativa foi realizada no dia 10 de abril de 2018 e diante do eixo escolhido levamos nossas crianças para assistirem um ensaio de um projeto chamado “Voz Do Batuque”, este é oferecido pela Associação Assistencial e Promocional Rainha da Paz – Extensão Vidigal em parceria com o Instituto Morena Rosa para as crianças que frequentam a instituição. O projeto voz do Batuque proporciona a inclusão social por meio da música Afro Brasileira. Atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social. Desenvolvem habilidades artísticas, de convivência e fortalecimento de vínculos e desperta, desse modo, sonhos e resgata valores sociais, éticos e forma cidadãos mais conscientes e responsáveis.
Objetivos
A presença da música na vida das pessoas é incontestável. Em muitas culturas vem acompanhando a história da humanidade e se fazendo presente em diferentes continentes. Ela é uma forma de expressão artística, tanto no campo popular, como no erudito. Esse documento torna-se orientação metodológica para a educação infantil, nele, o ensino de música está centrado em visões novas como a experimentação, que tem como fins musicais a interpretação, improvisação e a composição, ainda abrange a percepção tanto do silêncio quanto dos sons, e estruturas da organização musical.
A música tem como propósito favorecer e colaborar no desenvolvimento dos alunos, sem privilegiar apenas alguns alunos, entendendo esta, não como uma atividade mecânica e pouco produtiva que se satisfaz com o recitar de algumas cantigas e em momentos específicos da rotina escolar.
Comunidade de Aprendizagem
Neste dia recebemos a visita do Carlos Izidoro que trabalha com música cantando e tocando em eventos. Ele veio tocar mais um instrumento para as crianças, o teclado, além de cantar varias canções infantis e gospel. O tempo todo ele interagiu com as crianças, os chamou para dançar, cantar junto, enfim, as crianças adoraram, tivemos neste dia uma manhã muito agradável.
Articulação com o currículo
Linguagem oral e escrita: Conhecimento e reprodução oral de canções;
Música: Repertório de canções para desenvolver memória musical; Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais;
Movimento: Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras; Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos; Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
Identidade e Autonomia: Conhecimento, respeito e utilização de regras elementares de convívio social; Participação na realização de tarefas que envolvam ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com o outro.
Natureza e Sociedade: Possibilidade de ampliação do repertório de conhecimentos a respeito do mundo social e natural.