Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Bebês descobrindo o mundo: sentidos e sensações. A cada dia me surpreendo mais com o trabalho que vocês fazem com eles, o desenvolvimento da minha filha esta muito intenso, já repete tudo o que falamos, já pede água, "papá", dança muito e a cada dia que passa uma novidade que ela chega mostrando: como caretinhas e biquinhos. A coordenação e a comunicação é surpreendente. Parabéns para vocês todas!
Marciane Carvalho | responsável
Pergunta Exploratória

QUAL A SENSAÇÃO NESSE LUGAR?

Expedição Investigativa

A EXPEDIÇÃO INVESTIGATIVA ACONTECEU NO DIA 27-03-2018 NO PÁTIO DO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PEQUENO PRÍNCIPE, NO QUAL FOI ORGANIZADA UMA FESTA PARA AS CRIANÇAS PELO DIA DO CIRCO. OCORREU ATRAVÉS DE OBSERVAÇÃO. NO DECORRER DA FESTA NÓS OBSERVAMOS QUE AS CRIANÇAS FICARAM ENCANTADAS COM A DECORAÇÃO O COLORIDO, NO QUAL PROPORCIONOU UM AMBIENTE AGRADÁVEL. OUTRO MOMENTO QUE CHAMOU ATENÇÃO FOI AS LUZES DO SOM, POIS ELAS FICAVAM PISCANDO DESTACANDO A COR VERMELHA. FOI UM MOMENTO PROVEITOSO.

Objetivos

ABORDA A IMPORTÂNCIA DO ESTÍMULO DOS SENTIDOS SENSORIAIS NA APRENDIZAGEM COMO PARTE FUNDAMENTAL DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL. TEM-SE COMO OBJETIVO EVIDENCIAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO TATO, DA VISÃO, DA AUDIÇÃO, DO PALADAR E DO OLFATO NO ENVOLVIMENTO COM O MUNDO E NA DESCOBERTA DE INDIVÍDUO COMO SER ÚNICO E SUBJETIVO NA CONSTRUÇÃO DE EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO COM OS SENTIDOS. ABORDARÁ A IMPORTÂNCIA DOS SENTIDOS SENSORIAIS DO CORPO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ATRAVÉS DA INFLUENCIA DO LÚDICO E DA PRATICA CIENTÍFICA NA CONSTRUÇÃO COGNITIVA, NA CONSCIÊNCIA DE MUNDO E INDIVIDUAL PELO USO DOS SENTIDOS.

Comunidade de Aprendizagem

TIVEMOS A VISITAS DOS ACADÊMICOS NA UNIPAR DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. SÃO ELES: DIOVANE, DIANA, MARCELO E ANDREI, NO QUAL TRABALHARAM UMA MANHÃ RECREAÇÃO COM TODOS OS ALUNOS DO C.M.E.I. PEQUENO PRÍNCIPE. ELES TROUXERAM BRINQUEDOS COMO: CAMA ELÁSTICA, TÚNEL, BOLAS, BEXIGAS, CHUTE A GOL INFLÁVEL E PINTARAM O ROSTO DAS CRIANÇAS MAIORES COM A COR VERDE E AMARELA, POIS TERIA JOGO DO BRASIL NO PERÍODO DA TARDE. AS CRIANÇAS PARTICIPARAM COM MUITA ALEGRIA, BRINCARAM NA CAMA ELÁSTICA COM BEXIGAS, ANDARAM NO TÚNEL, PASSEARAM POR TODO O ESPAÇO APROVEITANDO TODOS OS MOMENTOS.
OS ACADÊMICOS DA UNIPAR A TODO MOMENTO FORAM PARTICIPATIVO E COMUNICATIVO COM AS CRIANÇAS TENDO UMA ÓTIMA INTERAÇÃO.

Articulação com o currículo

ARTES VISUAIS- Manipulação de materiais como água, livrinho e bichinhos sensoriais;
IDENTIDADE E AUTONOMIA – Interesse em experimentar novos alimentos e comer sem ajuda;
MOVIMENTO- desenvolver atitude de confiança nas próprias capacidades motoras; deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, etc.; - explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
MÚSICA- Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;


Ficha Técnica
Escola
CMEI Pequeno Príncipe

Turma
Berçário I

Número de alunos
10

Educadores
Dyeine Santana Veiga e Gleice Nara Rocha Dutra Alencar

Estado
Paraná

Município
Cianorte

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CIANORTE CENTRO

Apoiadores
Alunos da UNIPAR; Carlos Musical Som; Julia Cavalari Moraes e Felipe.

Esse ano no C.M.E.I. Pequeno Príncipe a sala do Berçário – I trabalhou o tema: Bebê descobrindo o mundo: Sentidos e sensações. Um trabalho extremamente gratificante, onde as crianças se desenvolveram de maneira satisfatória em seus aspectos motores, cognitivos e intelectuais, de forma individual e coletiva. Através da proposta do programa A União Faz A Vida que aborda a metodologia que incentiva a investigação e a problematização do projeto, colocando a criança como protagonista do projeto, desenvolvendo o espírito de coletividade implementando valores de colaboração união e cooperativismo. Somos agradecidas por toda equipe que nos apoiou e nos proporcionou grandes conhecimentos. Sendo assim fica registrado a nossa grande admiração pelo programa.
Dyeine Santana Veiga e Gleice Nara Rocha Dutra Alencar | Professor(a)