PNEUPARK
“ Eu gostei muito de participar desse projeto porque eu aprendi muitas coisas boas. Aprendi que é importante reciclar o lixo, aprendi separar o lixo para a reciclagem, aprendi que o planeta terra fica muito feliz quando a gente cuida dele, que se a gente não cuidar a boquinha dele vai ficar virada pra baixo porque ele vai ficar muito triste. Eu amo nosso planeta e ele está feliz com o pré 2 porque a gente está cuidando dele.
Yuri de Matos Bezerra | aluno(a)
“ Ao desenvolver essa atividade com minha filha, percebi o entusiasmo dela em fazer uma atividade diferente em casa. A base de produtos recicláveis, construímos um brinquedo que dá para trabalhar coordenação motora e muito mais. Foi uma experiencia incrível, ela AMOU e eu também.É um orgulho fazer parte desse projeto.
GÉSSICA FERNANDA | responsável
Pergunta Exploratória
O que você acha que falta em nossa comunidade?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada na praça do nosso distrito por ser o local onde existe maior concentração de pessoas que costumam se reunir em momentos de lazer e consequentemente também é o lugar onde existe a maior quantidade de lixo espalhado, pois as pessoas da nossa comunidade têm o habito de jogar lixo no chão. A princípio a intenção era despertar a atenção das crianças para esse fato, mas o interesse delas ficou mais voltado para a academia dos idosos, por ser possível utiliza-la para brincar. Com isso ficou evidente a necessidade de construir um parquinho infantil nessa praça. Então, partindo do interesse das crianças, surgiu o projeto Pneupark, através do qual foi possível unir ambos os interesses que é trabalhar a conscientização da comunidade com relação ao meio ambiente e construir um parquinho infantil a base de pneus velhos e outros materiais recicláveis.
Objetivos
Construir um parquinho a base de pneus usados e outros materiais recicláveis, construir lixeiras a base de materiais recicláveis e disponibiliza-las na praça sendo que em cada lixeira haverá uma mensagem que tem por objetivo conscientizar a população com relação ao descarte correto do lixo, chamando a atenção para a responsabilidade com o meio em que vivem e com o lixo que produzem, começar a desenvolver essa consciência dentro da sala de aula, envolvendo alunos em ações que levem a adotar atitudes de cidadania, cooperação e valores, elaborar atividades que envolva a família dos alunos em defesa da nossa causa, atingir a comunidade de um modo geral através de palestras, cartazes e distribuição de panfletos.
Comunidade de Aprendizagem
A realização desse projeto foi possível porque houve o envolvimento dos alunos, familiares, funcionários, direção, palestrantes e demais pessoas da comunidade que se mostraram solidarias com a nossa causa e dispostas a colaborar.
Articulação com o currículo
MUSICA: Brincadeiras, mimica, jogos, danças, exercícios rítmicos. MATEMÁTICA: Sequência numérica, associação entre números e quantidade, conceitos básicos de mais e menos, geometria, cores, lateralidade, dentro/fora, encima/embaixo, sucessor e antecessor, ordem crescente e decrescente. PORTUGUÊS: Alfabeto, vogais, consoantes, família silábica das consoantes, histórias com fantoches, dedoches, avental de história, caixinha de história, cantinho da leitura, rimas, poesias, textos, interpretação oral e através de desenhos. NATUREZA E SOCIEDADE: Reciclagem do lixo, reino animal e vegetal, cuidados com o meio ambiente, interação grupal, datas comemorativas, interação familiar. ARTES VISUAIS: Confecção de painéis, cartazes, colagens, jogos, brinquedos e outros materiais pedagógicos a partir de objetos reciclados.