Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

PNEUPARK Eu gostei muito de participar desse projeto porque eu aprendi muitas coisas boas. Aprendi que é importante reciclar o lixo, aprendi separar o lixo para a reciclagem, aprendi que o planeta terra fica muito feliz quando a gente cuida dele, que se a gente não cuidar a boquinha dele vai ficar virada pra baixo porque ele vai ficar muito triste. Eu amo nosso planeta e ele está feliz com o pré 2 porque a gente está cuidando dele.
Yuri de Matos Bezerra | aluno(a)
Ao desenvolver essa atividade com minha filha, percebi o entusiasmo dela em fazer uma atividade diferente em casa. A base de produtos recicláveis, construímos um brinquedo que dá para trabalhar coordenação motora e muito mais. Foi uma experiencia incrível, ela AMOU e eu também.É um orgulho fazer parte desse projeto.
GÉSSICA FERNANDA | responsável
Pergunta Exploratória

O que você acha que falta em nossa comunidade?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada na praça do nosso distrito por ser o local onde existe maior concentração de pessoas que costumam se reunir em momentos de lazer e consequentemente também é o lugar onde existe a maior quantidade de lixo espalhado, pois as pessoas da nossa comunidade têm o habito de jogar lixo no chão. A princípio a intenção era despertar a atenção das crianças para esse fato, mas o interesse delas ficou mais voltado para a academia dos idosos, por ser possível utiliza-la para brincar. Com isso ficou evidente a necessidade de construir um parquinho infantil nessa praça. Então, partindo do interesse das crianças, surgiu o projeto Pneupark, através do qual foi possível unir ambos os interesses que é trabalhar a conscientização da comunidade com relação ao meio ambiente e construir um parquinho infantil a base de pneus velhos e outros materiais recicláveis.

Objetivos

Construir um parquinho a base de pneus usados e outros materiais recicláveis, construir lixeiras a base de materiais recicláveis e disponibiliza-las na praça sendo que em cada lixeira haverá uma mensagem que tem por objetivo conscientizar a população com relação ao descarte correto do lixo, chamando a atenção para a responsabilidade com o meio em que vivem e com o lixo que produzem, começar a desenvolver essa consciência dentro da sala de aula, envolvendo alunos em ações que levem a adotar atitudes de cidadania, cooperação e valores, elaborar atividades que envolva a família dos alunos em defesa da nossa causa, atingir a comunidade de um modo geral através de palestras, cartazes e distribuição de panfletos.

Comunidade de Aprendizagem

A realização desse projeto foi possível porque houve o envolvimento dos alunos, familiares, funcionários, direção, palestrantes e demais pessoas da comunidade que se mostraram solidarias com a nossa causa e dispostas a colaborar.

Articulação com o currículo

MUSICA: Brincadeiras, mimica, jogos, danças, exercícios rítmicos. MATEMÁTICA: Sequência numérica, associação entre números e quantidade, conceitos básicos de mais e menos, geometria, cores, lateralidade, dentro/fora, encima/embaixo, sucessor e antecessor, ordem crescente e decrescente. PORTUGUÊS: Alfabeto, vogais, consoantes, família silábica das consoantes, histórias com fantoches, dedoches, avental de história, caixinha de história, cantinho da leitura, rimas, poesias, textos, interpretação oral e através de desenhos. NATUREZA E SOCIEDADE: Reciclagem do lixo, reino animal e vegetal, cuidados com o meio ambiente, interação grupal, datas comemorativas, interação familiar. ARTES VISUAIS: Confecção de painéis, cartazes, colagens, jogos, brinquedos e outros materiais pedagógicos a partir de objetos reciclados.


Ficha Técnica
Escola
CMEI PEQUENO PRÍNCIPE DE RIO BONITO

Diretor
CLAUDICÉIA KELLER

Turma
PRÉ II

Número de alunos
10

Educadores
ODALICIA COQUEIRO DA SILVA NAVERO

Estado
Paraná

Município
Francisco Alves

Cooperativa
SICREDI VALE DO PIQUIRI ABCD PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO FRANCISCO ALVES

Apoiadores
O projeto contou com o apoio da diretora, dos pais, funcionários, prefeitura municipal e comunidade em geral.

Este projeto fez toda a diferença em minha sala de aula e na minha comunidade, pois as crianças realmente se envolveram e se mostraram comprometidas com a defesa do meio ambiente. Trabalhar as atividades do currículo escolar através do tema do projeto me fez perceber o grande leque de oportunidades que a gente tem se souber transformar objetos recicláveis em materiais pedagógicos.
ODALICIA COQUEIRO DA SILVA NAVERO | Professor(a)

Repercussão na mídia

Meio ambiente é todo e qualquer espaço onde as pessoas vivem e se desenvolvem, todos os seres vivos se relacionam entre si e com o meio ambiente, mas apenas o homem atua conscientemente sobre ele. Portanto, tem o dever de preservar e cuidar do meio em que vive, mais infelizmente a maioria das pessoas não tem essa consciência e atua sobre o meio ambiente de maneira irresponsável e inconsequente, assim vai gerando bens e produtos que levam ao consumismo desenfreado e consequentemente ao grande acumulo de lixo que na maioria das vezes não é descartado de maneira correta por falta de consciência ou de informação. Fiquei muito feliz em ver a realidade da nossa comunidade sendo transformada e por ter conseguido atingir as pessoas através desse projeto.