Brincadeiras e Jogos na Educação Inclusiva
Pergunta Exploratória
Como mediar às brincadeiras e jogos, possibilitando a construção do conhecimento de forma prazerosa?
Expedição Investigativa
Através de uma atividade realizada na brinquedoteca, observamos que as maiorias dos alunos demonstraram interesse pelos diferentes brinquedos e jogos que lá se encontram. O lúdico abre um leque de possibilidades de trabalhos, principalmente com as crianças especiais, onde elas experimentam, descobrem, inventam, aprendem e conferem as habilidades. Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, concentração e atenção.
Objetivos
Demonstrar que o ato de brincar e os jogos proporcionam a construção do conhecimento de forma natural e agradável, sendo um grande agente de socialização que cria e desenvolve autonomia vinculada ao prazer de aprender e viver.
Comunidade de Aprendizagem
Grupo de mães; Grupo de voluntárias; Escola estadual de Ensino Médio Sepé Tiaraju; Pré-escola e 5º ano.
Articulação com o currículo
Linguagem oral; Coordenação motora fina; Linguagem artística do movimento e expressão corporal; Linguagem das ciências humanas; Linguagem das ciências naturais e Linguagem artística do movimento e expressão corporal.