Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Brincadeiras e Jogos na Educação Inclusiva
Pergunta Exploratória

Como mediar às brincadeiras e jogos, possibilitando a construção do conhecimento de forma prazerosa?

Expedição Investigativa

Através de uma atividade realizada na brinquedoteca, observamos que as maiorias dos alunos demonstraram interesse pelos diferentes brinquedos e jogos que lá se encontram. O lúdico abre um leque de possibilidades de trabalhos, principalmente com as crianças especiais, onde elas experimentam, descobrem, inventam, aprendem e conferem as habilidades. Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, concentração e atenção.

Objetivos

Demonstrar que o ato de brincar e os jogos proporcionam a construção do conhecimento de forma natural e agradável, sendo um grande agente de socialização que cria e desenvolve autonomia vinculada ao prazer de aprender e viver.

Comunidade de Aprendizagem

Grupo de mães; Grupo de voluntárias; Escola estadual de Ensino Médio Sepé Tiaraju; Pré-escola e 5º ano.

Articulação com o currículo

Linguagem oral; Coordenação motora fina; Linguagem artística do movimento e expressão corporal; Linguagem das ciências humanas; Linguagem das ciências naturais e Linguagem artística do movimento e expressão corporal.


Ficha Técnica
Escola
Escola de Educação Especial Recanto da Alegria - APAE

Diretor
Nelma Salamoni Sinhori

Turma
Educação Infantil Creche e Educação Infantil, Ciclo I 2º ano, Ciclo III 5º ano, Etapa V

Número de alunos
23

Educadores
Ivete P. Pozebon, Leonilda Pinno, Liane Lucatelli Uick, Sandra Missio

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Apoiadores
Comunidade escolar; Família dos alunos

Assessoria Pedagógica
UCEFF Itapiranga
Através desse projeto tivemos a oportunidade de desenvolver jogos e brincadeiras, onde os alunos demonstraram a alegria em participar, desafiando seus limites e potencialidades.