Classificação:
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

LAMBADA EM RITMO APAIANO
Pergunta Exploratória

O que mais chamou sua atenção na casa do catador de lixo?

Expedição Investigativa

Visita na casa do Senhor OSVALDO e Dona MARLI catadores de lixo.

Objetivos

- Refletir sobre a importância da dança na escola, como instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis;\n- Proporcionar a introdução da dança a crianças e jovens com deficiência em idade escolar;\n- Fomentar a pratica da dança como forma de estimulo ao desenvolvimento do aluno;\n- Criar hábitos de atividade física, cultural e artística.

Comunidade de Aprendizagem

- Catadores de lixo: Osvaldo e Marli.

Articulação com o currículo

Educação artística: Produção e confecções artísticas relacionada a dança;\nEducação Física: Atividades aeróbia e dança lambada;\nMatemática: Atividades e jogos pedagógicos relacionados a dança;\nHistória: História da Lambada;\nGeografia: Como é a dança lambada em outros lugares no Brasil.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A escolha do tema foi realizada pelos alunos, devido os mesmos ouvirem e gostarem do ritmo, enquanto realizavam uma expedição investigativa de outro projeto. Os alunos voltaram para escola interessados em saber sobre a lambada que escutaram em uma vitrola. Sendo que nome mais votado foi LAMBADA EM RITMO APAIANO.

Ficha Técnica
Escola
APAE Feliz Viver

Turma
1º ao 9º ano Ensino Fundamental e EJA.

Número de alunos
37

Educadores
Sirlene Inácio\nSonia Maria Dos Santos\nCelia Mota\nMarlei Rita Weiss\nJhecycleia Silva

Estado
Mato Grosso

Município
Feliz Natal

Cooperativa
SICREDI CELEIRO DO MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO FELIZ NATAL

Apoiadores
- Catadores de lixo: Osvaldo e Marli.\n- Diretora: Flávia Castro Fonseca

A dança sendo uma experiência corporal possibilitará aos alunos novas formas de expressão e comunicação, levando-os a descoberta de linguagem corporal, que contribuirá para o processo ensino e aprendizagem.\n\nA possibilidade de desenvolver algo novo e desafiador deixa nossos alunos apaenos motivados e desafiados a romper com suas dificuldades e superar seus limites. Os ensaios mostram que a cada passo novo introduzido na dança, era uma conquista para cada um deles.