Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

"O que há de mágico na leitura?" Eu gosto muito de todas as bibliotecas dessa cidade, porque quando você abre um livro, você está abrindo as portas para o futuro e uma pessoa que não lê não tem imaginação. Na nossa biblioteca tem tatame, almofadas para sentar, o livro que eu mais gostei de ler foi da "Dadara e o Dragão" porque ela tem muita imaginação, conseguiu viajar até a lua só imaginando.
Fernanda Raiane de Souza Pelinson - 9 anos | aluno(a)
Acompanhei a visita que foi realizada em Rodeio Bonito, foi muito bom poder acompanhar as crianças, eles ouviram histórias que a professora Inês contou, puderam ler os livros, foi um passeio muito legal, eles puderam ver como funciona uma biblioteca. Os alunos adoraram tudo o que viram, voltaram para a escola muito motivados e felizes.
Neusa J. Brancher | responsável
Pergunta Exploratória

Como é organizada uma biblioteca?

Expedição Investigativa

A expedição foi planejada a partir da vontade dos alunos e professores em visitar outros locais, especialmente locais que fossem de incentivo a aprendizagem e aos estudos, assim foi pensado na possibilidade em visitar outra escola, para ver como os alunos tem sua rotina. Foi realizado a visita a Biblioteca Pública Humberto Trento de Rodeio Bonito, na Escola José André Acadroli. No passeio foi observado todos os aspectos que compõem a biblioteca a decoração inspiradora, ambiente acolhedor, variedade de livros e cartazes reforçando a importância do ato de ler. O assunto despertou nos alunos a possibilidade de organizar um espaço diferente para a leitura na escola, estes ficaram encantados em pensar na concretização desta ideia, em poder ter um local específico na escola para realizar uma boa leitura, poder folhar livros e escolher a leitura que desejam fazer.

Objetivos

Possibilitar uma maior interação entre o leitor e o mundo da leitura desenvolvendo a curiosidade e o hábito de ler, para que essa se torne parte integrante na vida do aluno como fonte de conhecimento e lazer.

Comunidade de Aprendizagem

Funcionários da Escola José André Acadroli e da Biblioteca Pública Humberto Trento de Rodeio Bonito.\nProfessora Carmem Dalberto.\nMarceneiro\nPais,funcionários e comunidade.

Articulação com o currículo

A professora Srª Carmem Dalberto, primeira professora que trabalhou na Escola, será convidada para explicar como era o aprendizado da leitura e da escrita na sua época.Será feito um painel com as informações obtidas na roda de conversa, serão expostas algumas fotos dos primeiros alunos e das atividades da época entre outros materiais resgatados.\nCriar o “Cantinho da Leitura”.Organizar o cantinho da leitura com almofadas, tapete confortável e ambiente acolhedor, com diversos tipos de livros. Semanalmente fazer a hora da leitura. Convidar as mães junto com outros familiares, para participar da confecção das almofadas que serão usadas no cantinho da leitura. Contar a história do Pinóquio, enfatizando a importância dos valores morais. Será criado um boneco de pano que visitará a cada final de semana uma das famílias dos alunos, juntamente com a sacola literária.A partir da leitura de uma história o aluno será desafiado a criar seu próprio livro, onde ele é o ator principal.


Ficha Técnica
Escola
EMEF Opossidônio Assis Ochôa

Turma
1º, 2º - 3º e 4º Anos

Número de alunos
20

Educadores
Inisiane Ceratti Bergossa

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ametista do Sul

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE AMETISTA DO SUL

Apoiadores
Comunidade Escolar

O que mais me marcou no desenvolvimento do projeto é ver como eles desenvolverem uma relação afetiva muito positiva em relação a leitura, eles ficam totalmente concentrados no cantinho da leitura, até as crianças que tem dificuldade em acalmar-se, quando chegam naquele espaço vão se aconchegando no tatame e almofadas e logo entram no mundo das histórias dos livros. A hora da leitura fez com que eles melhorassem a concentração e assim pode-se perceber o progresso no processo de ensino- aprendizagem.