Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

A importância da água no mundo! Eu gostei mais de aprender sobre a importância da água para os seres vivos.
GUSTAVO GASTALDO SARTORI | aluno(a)
SEGUNDO O PABLO, O PROJETO FOI MUITO INTERESSANTE E LEGAL. O QUE ELE MAIS GOSTOU FOI TER CONHECIDO A SANEPAR E UMA DAS COISAS QUE ELE PASSOU A FAZER FOI USAR UM COPO DE ÁGUA NA HORA DE ESCOVAR OS DENTES.
RENATO DE LIMA CAMPOS | responsável
Pergunta Exploratória

O QUE ACONTECE AQUI?

Expedição Investigativa

NO DIA 11 DE ABRIL DE 2018 OS ALUNOS DO 2º ANO A REALIZARAM A EXPEDIÇÃO INVESTIGATIVA NA SANEPAR, ONDE PUDERAM CONHECER O ESPAÇO FÍSICO, ACOMPANHARAM TODO O PROCESSO DE TRATAMENTO DA ÁGUA DE NOSSA CIDADE E AINDA PARTICIPARAM DE VÁRIOS MOMENTOS DE CONVERSA COM O MONITOR RESPONSÁVEL, QUE EXPLICOU COM DETALHES TODO O FUNCIONAMENTO DA EMPRESA BEM COMO CONSCIENTIZOU SOBRE O USO E DESPERDÍCIO DA ÁGUA NO NOSSO DIA – A - DIA, ABRINDO SEMPRE ESPAÇO PARA QUE OS ALUNOS PUDESSEM FAZER PERGUNTAS SANAR SUAS DÚVIDAS.

Objetivos

• ENTENDER A ÁGUA COMO UM RECURSO NATURAL NECESSÁRIO À SOBREVIVÊNCIA DOS SERES VIVOS;
• BUSCAR SABER ONDE PODEMOS ENCONTRAR ÀGUA NA NATUREZA;
• CONSCIENTIZAR SOBRE O DESPERDICIO DE ÁGUA COM MUDANÇAS DE HÁBITO NO CONSUMO DIÁRIO;
• CONHECER O PROCESSOR DE TRATAMENTO QUE ACONTECE ATÉ A ÁGUA CHEGAR ÀS NOSSAS CASAS;
• REFLETIR SOBRE COMO AS PESSOAS VIVEM EM REGIÕES ONDE HÁ FALTA DE ÁGUA;
• ENTENDER O CICLO DA ÁGUA;
• APRENDER A APROVEITAR AS ÁGUAS DA CHUVA, ARMAZENADO-AS DE MANEIRA CORRETA;
• CONHECER OS ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA;
• EVITAR A POLUIÇÃO DOS CURSOS DA ÁGUA;

Comunidade de Aprendizagem

PARA A REALIZAÇÃO DESTA ATIVIDADE, RECEBEMOS A AGENTE AMBIENTAL DA SANEPAR, EVA, NO DIA 06/07/2018 QUE REALIZOU COM OS ALUNOS UM JOGO DE QUEBRA CABEÇA GIGANTE, UTILIZANDO O ESPAÇO DA QUADRA DA ESCOLA. A AGENTE EVA, EM UM PRIMEIRO MOMENTO CONVERSOU COM OS ALUNOS LEVANTANDO DADOS SOBRE O QUE ELES JÁ SABIAM SOBRE O TEMA DOS CUIDADADOS COM A ÁGUA, SOBRE O TRABALHO REALIZADO NA SANEPAR. POSTERIORMENTE EXPLICOU AOS ALUNOS O PROCESSO DE TRATAMENTO QUE A ÁGUA RECEBE NA SANEPAR ANTES DE CHEGAR ÀS NOSSAS CASAS. ENTÃO, PARA FIXAR ESSA EXPLORAÇÃO INICIOU O JOGO. CADA ALUNO RECEBEU UMA OU DUAS PEÇAS DO QUEBRA CABEÇA GIGANTE, E CONFORME A EVA IA CHAMANDO O NÚMERO DA PEÇA O ALUNO QUE TIVESSE TAL NÚMERO DEVERIA IR COLOCAR A SUA PEÇA NA FORMAÇÃO. AO FINAL O QUEBRA CABEÇA FORMOU UM DESENHO DO MEIO AMBIENTE, CIDADE, RIOS, E CAMINHO PERCORRIDO PELA ÁGUA ATÉ CHEGAR Á ESTAÇÃO DE TRATAMENTO- SANEPAR.

Articulação com o currículo

CIÊNCIAS: CONSCIENTIZAR SOBRE O DESCARTE CORRETO DO LIXO; POLUIÇÃO DOS RIOS E MEIO AMBIENTE; ENTENDER O PROCESSO DE TRATAMENTO DA ÁGUA;
LÍNGUA PORTUGUESA: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO INFORMATIVO E DESENHO;
ARTE: ILUSTRAÇÕES, PINTURA, ARTE VISUAL E PERCEPÇÃO VISUAL;
EDUCAÇÃO FÍSICA: MOVIMENTO, AGILIDADE, CONCENTRAÇÃO, COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA E FINA.
MATEMÁTICA: RECONHECIMENTO DOS NÚMEROS; NOÇÃO DE SEQUÊNCIA NUMÉRICA.


Ficha Técnica
Escola
Escola Gonçalo Moreno Gutierres

Turma
2º ano A

Número de alunos
25

Educadores
Franciane Lopes Favoretto Teruel

Estado
Paraná

Município
Cianorte

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CIANORTE CENTRO

Apoiadores
Eva Cistina C. G. Kochem

A EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVER O PROJETO COM OS ESTUDANTES FOI PRAZEROSA DO INÍCIO AO FIM, POIS AS CRIANÇAS FORAM MUITO PARTICIPATIVAS EM TODOS OS MOMENTOS, NAS ATIVIDADES, NAS RODAS DE CONVERSAS, EM LEVANTAR QUESTIONAMENTOS IMPORTANTES PARA AS DISCUSSÕES, E FOI REALMENTE FANTÁSTICO VER A ALEGRIA EM CADA NOVA DESCOBERTA, E O ENTUSIASMO EM QUERER APRENDER MAIS SOBRE O TEMA ESCOLHIDO QUE FOI “A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA NO MUNDO”, UMA TEMÁTICA CARREGADA DE CONTEÚDOS QUE FOI POSSÍVEL ASSOCIAR EM VARIADAS DISCIPLINAS E PROPORCIONAR AOS ALUNOS MUITOS CONHECIMENTOS E NOVAS ATITUDES EM SEU COTIDIANO PARA ECONOMIZAR E VALORIZAR ESSE RECURSO ESSENCIAL AO MUNDO.
FRANCIANE LOPES FAVORETTO TERUEL | Professor(a)