A importância da água no mundo!
“ Eu gostei mais de aprender sobre a importância da água para os seres vivos.
GUSTAVO GASTALDO SARTORI | aluno(a)
“ SEGUNDO O PABLO, O PROJETO FOI MUITO INTERESSANTE E LEGAL. O QUE ELE MAIS GOSTOU FOI TER CONHECIDO A SANEPAR E UMA DAS COISAS QUE ELE PASSOU A FAZER FOI USAR UM COPO DE ÁGUA NA HORA DE ESCOVAR OS DENTES.
RENATO DE LIMA CAMPOS | responsável
Pergunta Exploratória
O QUE ACONTECE AQUI?
Expedição Investigativa
NO DIA 11 DE ABRIL DE 2018 OS ALUNOS DO 2º ANO A REALIZARAM A EXPEDIÇÃO INVESTIGATIVA NA SANEPAR, ONDE PUDERAM CONHECER O ESPAÇO FÍSICO, ACOMPANHARAM TODO O PROCESSO DE TRATAMENTO DA ÁGUA DE NOSSA CIDADE E AINDA PARTICIPARAM DE VÁRIOS MOMENTOS DE CONVERSA COM O MONITOR RESPONSÁVEL, QUE EXPLICOU COM DETALHES TODO O FUNCIONAMENTO DA EMPRESA BEM COMO CONSCIENTIZOU SOBRE O USO E DESPERDÍCIO DA ÁGUA NO NOSSO DIA – A - DIA, ABRINDO SEMPRE ESPAÇO PARA QUE OS ALUNOS PUDESSEM FAZER PERGUNTAS SANAR SUAS DÚVIDAS.
Objetivos
• ENTENDER A ÁGUA COMO UM RECURSO NATURAL NECESSÁRIO À SOBREVIVÊNCIA DOS SERES VIVOS;
• BUSCAR SABER ONDE PODEMOS ENCONTRAR ÀGUA NA NATUREZA;
• CONSCIENTIZAR SOBRE O DESPERDICIO DE ÁGUA COM MUDANÇAS DE HÁBITO NO CONSUMO DIÁRIO;
• CONHECER O PROCESSOR DE TRATAMENTO QUE ACONTECE ATÉ A ÁGUA CHEGAR ÀS NOSSAS CASAS;
• REFLETIR SOBRE COMO AS PESSOAS VIVEM EM REGIÕES ONDE HÁ FALTA DE ÁGUA;
• ENTENDER O CICLO DA ÁGUA;
• APRENDER A APROVEITAR AS ÁGUAS DA CHUVA, ARMAZENADO-AS DE MANEIRA CORRETA;
• CONHECER OS ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA;
• EVITAR A POLUIÇÃO DOS CURSOS DA ÁGUA;
Comunidade de Aprendizagem
PARA A REALIZAÇÃO DESTA ATIVIDADE, RECEBEMOS A AGENTE AMBIENTAL DA SANEPAR, EVA, NO DIA 06/07/2018 QUE REALIZOU COM OS ALUNOS UM JOGO DE QUEBRA CABEÇA GIGANTE, UTILIZANDO O ESPAÇO DA QUADRA DA ESCOLA. A AGENTE EVA, EM UM PRIMEIRO MOMENTO CONVERSOU COM OS ALUNOS LEVANTANDO DADOS SOBRE O QUE ELES JÁ SABIAM SOBRE O TEMA DOS CUIDADADOS COM A ÁGUA, SOBRE O TRABALHO REALIZADO NA SANEPAR. POSTERIORMENTE EXPLICOU AOS ALUNOS O PROCESSO DE TRATAMENTO QUE A ÁGUA RECEBE NA SANEPAR ANTES DE CHEGAR ÀS NOSSAS CASAS. ENTÃO, PARA FIXAR ESSA EXPLORAÇÃO INICIOU O JOGO. CADA ALUNO RECEBEU UMA OU DUAS PEÇAS DO QUEBRA CABEÇA GIGANTE, E CONFORME A EVA IA CHAMANDO O NÚMERO DA PEÇA O ALUNO QUE TIVESSE TAL NÚMERO DEVERIA IR COLOCAR A SUA PEÇA NA FORMAÇÃO. AO FINAL O QUEBRA CABEÇA FORMOU UM DESENHO DO MEIO AMBIENTE, CIDADE, RIOS, E CAMINHO PERCORRIDO PELA ÁGUA ATÉ CHEGAR Á ESTAÇÃO DE TRATAMENTO- SANEPAR.
Articulação com o currículo
CIÊNCIAS: CONSCIENTIZAR SOBRE O DESCARTE CORRETO DO LIXO; POLUIÇÃO DOS RIOS E MEIO AMBIENTE; ENTENDER O PROCESSO DE TRATAMENTO DA ÁGUA;
LÍNGUA PORTUGUESA: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO INFORMATIVO E DESENHO;
ARTE: ILUSTRAÇÕES, PINTURA, ARTE VISUAL E PERCEPÇÃO VISUAL;
EDUCAÇÃO FÍSICA: MOVIMENTO, AGILIDADE, CONCENTRAÇÃO, COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA E FINA.
MATEMÁTICA: RECONHECIMENTO DOS NÚMEROS; NOÇÃO DE SEQUÊNCIA NUMÉRICA.