Aprendendo com a música: cantando e encantando
“ O C.M.E.I é uma escola boa e a parceria com o programa “A União Faz Vida” da Cooperativa da Sicredi, contribuiu com o trabalho maravilhoso desenvolvido pelo C.M.E.I, o qual as crianças aprendem a dividir e a interagir uma com as outras. Aprendi a brincar e a cantar e a soletrar e a contar os números do calendário. Com tempo passado e vivido no C.M.E.I as crianças vão aprendendo a cada dia que passa uma coisa nova para eles, fora as apresentações e palestras que as professoras ensinam com muito amor e carinho, e o cuidado delas com as crianças é incrível e a disciplina na hora certa também faz a criança aprender como agir na escola e em casa. Muito obrigada pelo amor e carinho com eles.
Ana Paula Dias | responsável
Pergunta Exploratória
O que vocês observam aqui?
Expedição Investigativa
No dia seis de abril do ano de dois mil e dezoito realizamos um passeio no Instituto Amafil e fomos recebidos pelo o professor de música Gustavo Bernardes Alcântara, o qual nos recebeu muito bem. O passeio foi divertido e muito esperado pelas crianças, educadoras e auxiliares. Sendo assim o professor Gustavo que fez a apresentação do local e contou-nos as curiosidades sobre como tocar violão e a música.
Objetivos
Este projeto tem como finalidade, sensibilizar as crianças pelo gosto da música, da dança, da poesia e artes. Criar condições para que a criança possa refletir e entender a música como fonte de prazer e conhecimento. Sendo que desde pequena, a criança demonstra interesse por ritmos e sons musicais.
Comunidade de Aprendizagem
Qual o tipo de instrumento?
Descrição da atividade realizadas no dia 12/06/2018. No primeiro momento explicamos e mostramos a sanfona que é o instrumento do sanfoneiro. Convidamos o avô da Criança Luiz Gustavo para vir tocar para eles, o qual tocou a sanfona e o pandeiro.
Articulação com o currículo
Eixo: Música e Movimento e Artes: Tipos de música; Atividades corporais; Grossa; Coordenação Fina; lateralidade; estruturação espacial; discriminação visual, auditiva; equilíbrio; ritmo, entre outros.
Eixo: Artes: Cores primárias: (vermelha, amarelo e azul); Desenhos e pinturas; Exploração e manipulação de materiais: giz de quadro e de cera, tintas, entre outros;
Eixo: Matemática: Conceitos e escrita dos números e quantidade (0 a 9); Tamanho: maior X menor / Grande X Pequeno / Curto X cumprido / Largo X estreito; Semelhança: igual / diferente;
Eixo: Linguagem oral e escrita: Uso da linguagem oral nas conversas, brincadeiras, comunicação e expressões de idéias, sentimentos, desejos, entre outro, nas diferentes situações de interação presente no cotidiano.
Eixo: Natureza e sociedade: Meio ambiente; Animais; Moradia; Alimentação.