Classificação: Religião
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

As relações de cultura: religião e escola O estudo sobre o Universo Religioso foi muito bom, porque estudamos um pouco sobre cada religião. A parte de apresentações foi esclarecedora e permitiu que eu mudasse meu pensamento e de todos da sala de aula. A pintura de símbolos na parede nos ensinou e ajudou a fixar os conteúdos.
Victória Fraga | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Qual a influência da cultura religiosa na comunidade escolar?

Expedição Investigativa

Visita a igrejas de Passo Fundo, Católica na Catedral, Igreja Assembleia de Deus, Igreja Evangélica Quadrangular, Igreja Adventista do 7º Dia e outras

Objetivos

Conhecer através do estudo das religiões as faces do sagrado para uma melhor convivência na sociedade e respeito mútuo das crenças.

Comunidade de Aprendizagem

Professores de História, Pe Darci Treviso, Pastores

Articulação com o currículo

As grandes religiões e tendências religiosas atuais; religião tradicional africana; o mundo religioso dos indígenas; induísmo; sikhismo; budismo; confucionismo; xintoísmo; taoismo; judaísmo; cristianismo; produção de texto; oralidade.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENS FUND JOÃO ANTONIO DE COL

Turma
91 e 92

Número de alunos
47

Educadores
Tania Pires, Cleusa de Oliveira

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Sertão

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SERTAO

Apoiadores
Prefeitura Municipal de Sertão

Quando encaminhamos o projeto Universo Religioso, surgiu a questão que seria pano de fundo para a pesquisa dos alunos e alunas. Onde as religiões se encontram? Observamos que as religiões se encontram e dialogam por meio da espiritualidade expressa por seus fiéis nas atitudes de solidariedade. Não há uma fórmula ou modelo pronto de como viver uma espiritualidade. O projeto nos ensinou muito e foi muito valioso para os alunos.