Os setores da economia na sociedade brasileira
“ O projeto é uma novidade pra mim, tive a oportunidade de conhecer novos lugares e como funciona o Grupo OPPNUS. Também pude ver o trabalho de cada setor e ouvir a explicação de como era os setores da economia do nosso município e regiões do Brasil. Gostei muito de trabalhar em equipe e aprender dentro e fora da sala de aula.
Matheus Gouveia da Silva | aluno(a)
Pergunta Exploratória
O que movimenta a nossa economia?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada no Grupo OPPNUS, nos setores: sede, bordado e expedição. A turma foi conduzida pelo chefe de segurança a todos os setores. Em cada setor o responsável explicou sobre as atividades desenvolvidas. As crianças questionaram sobre a quantidade de tecido para fazer a peça piloto, e também sobre os gastos envolvidos no processo de produção.
Objetivos
Conhecer as atividades predominantes no município de Pérola e em cada uma das regiões do Brasil, a fim de aprender sobre a história do município e das regiões e compreender como acontece o desenvolvimento econômico.
Comunidade de Aprendizagem
Palestra com Rubens Gabarrão sobre a construção do Grupo OPPNUS; Visita ao plantio de melancia do Senhor Olavo; Palestras com: a Clarice G. Pizarro sobre a história do município, Senhor Pedrinho sobre o início da colonização, Deolinda C. Buosi sobre a Bandeira do Município, as nutricionistas Débora e Andréia, Equipe Sicredi, Nadir F. de Faria sobre a economia do Município de Pérola e um representante da Copel; Passeio em alguns pontos da cidade e construção de maquetes; Visita a Receita Estadual de Umuarama.
Articulação com o currículo
Projeto Os setores da economia na sociedade brasileira; LÍNGUA PORTUGUESA: Gêneros textuais, Leitura e Interpretação, Produções textuais, Gramática e Ortografia; MATEMÁTICA: Resolução de problemas, Grandezas e medidas, Tratamento de informações, Números e Operações; HISTÓRIA: As atividades econômicas no Brasil Colonial, História do município de Pérola; GEOGRAFIA: Conhecer os setores econômicos do município; CIÊNCIAS: A eletricidade, Estações do ano; ARTES: Releitura de obra de arte, Cores primárias, secundárias e terciárias. EDUCAÇÃO FÍSICA: Alerta das frutas;