Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Resgatando Brincadeira Ele está mais atencioso, ele não esquece o dia que os pais se reuniram para as brincadeiras. Ele canta as músicas das brincadeiras em casa, fala bastante das brincadeiras. Melhorou o seu desenvolvimento cognitivo em todos os aspectos.
Cintia Rossi Sebin | responsável
Pergunta Exploratória

Do que podemos brincar?

Expedição Investigativa

No dia 4(quatro) de abril fizemos a expedição investigativa no “Serviço de convivência e Fortalecimento de vínculos” que tem como coordenador João José Santana. Onde o trabalho desenvolvido com as crianças valoriza bastante o lúdico por meio de diversas brincadeiras entre outras atividades trabalhadas.\nNodecorrer da visita as crianças puderam observar várias brincadeiras praticadas pelas crianças que estavam sendo direcionadas pelas educadoras sociais: Angélica de Souza Araújo, Lilian Batista de Souza, Vanessa de Sá Romagnoli. Depois de observar algumas brincadeiras os alunos foram convidados a participar e brincar no grupo de lenço atrás. As crianças se divertiram e gostaram muito do passeio.

Objetivos

O projeto tem por objetivo propor às crianças um jeito diferente de brincar, resgatando, conhecendo e valorizando brincadeiras antigas possibilitando momentos que desenvolvam suas habilidades cognitivas, seu potencial de reflexão e de construção do conhecimento, que é de fundamental importância, pois é com o lúdico que ela experimenta a vida, resolve problemas e desenvolve a sua socialização.

Comunidade de Aprendizagem

As famílias das crianças foram convidadas a passar um período com os alunos no C.M.E.I., realizando diversas atividades.\n\nContação de Histórias com Rosilda Martins

Articulação com o currículo

Eixo:Identidade e autonomia:\nFazer Artistico. \nEquilibrio \nCoodenação.\nMovimento\nExpressividade:\n- Utilização expressiva intencional\n- Percepção de estrutura rítmica\n- Percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridades do corpo\n- Atenção, lateralidade, coordenação motora.\n- Movimentos.\n- LINGUAGEM ORAL\n- Conversar a respeito da atividade\n- Comunicação de quantidade\n- Posições na frente, atrás\n- Lateralidade\n- Atenção


Ficha Técnica
Escola
Centro Municipal de Educação Infantil Sonho de Criança

Turma
Pré I A

Número de alunos
15

Educadores
Maria Cleusa Goldim Moretto\nOdair Lopes da Silva\nVilma Pereira de Souza Fernandes

Estado
Paraná

Município
Jussara

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO JUSSARA

Apoiadores
Prefeitura Municipal de Jussara\nSecretaria Municipal de Educação

O Projeto “Resgatando Brincadeiras” desenvolvido no CMEI Sonho de Criança foi de suma importância, veio acrescentar, somar, nos conteúdos trabalhados no decorrer deste ano, porque trabalhar com o lúdico foi muito divertido e contribuiu para o desenvolvimento de forma geral.\nPara tanto, as atividades foram trabalhadas de forma bastante diversificadas, abrangendo maiores resultados no aprendizado das crianças.\nPortanto, no desenvolvimento do Projeto, observamos uma boa participação das crianças, pois as mesmas demonstraram muito interesse nas atividades que foram propostas. Contamos também com uma boa participação dos pais, sempre que solicitamos para fazer alguns relatos, como também participar de um dia de atividades lúdicas junto com seus filhos.\nEm relação às crianças, percebemos que este Projeto teve um significado bem interessante!