Resgatando Brincadeira
“ Ele está mais atencioso, ele não esquece o dia que os pais se reuniram para as brincadeiras. Ele canta as músicas das brincadeiras em casa, fala bastante das brincadeiras. Melhorou o seu desenvolvimento cognitivo em todos os aspectos.
Cintia Rossi Sebin | responsável
Pergunta Exploratória
Do que podemos brincar?
Expedição Investigativa
No dia 4(quatro) de abril fizemos a expedição investigativa no “Serviço de convivência e Fortalecimento de vínculos” que tem como coordenador João José Santana. Onde o trabalho desenvolvido com as crianças valoriza bastante o lúdico por meio de diversas brincadeiras entre outras atividades trabalhadas.\nNodecorrer da visita as crianças puderam observar várias brincadeiras praticadas pelas crianças que estavam sendo direcionadas pelas educadoras sociais: Angélica de Souza Araújo, Lilian Batista de Souza, Vanessa de Sá Romagnoli. Depois de observar algumas brincadeiras os alunos foram convidados a participar e brincar no grupo de lenço atrás. As crianças se divertiram e gostaram muito do passeio.
Objetivos
O projeto tem por objetivo propor às crianças um jeito diferente de brincar, resgatando, conhecendo e valorizando brincadeiras antigas possibilitando momentos que desenvolvam suas habilidades cognitivas, seu potencial de reflexão e de construção do conhecimento, que é de fundamental importância, pois é com o lúdico que ela experimenta a vida, resolve problemas e desenvolve a sua socialização.
Comunidade de Aprendizagem
As famílias das crianças foram convidadas a passar um período com os alunos no C.M.E.I., realizando diversas atividades.\n\nContação de Histórias com Rosilda Martins
Articulação com o currículo
Eixo:Identidade e autonomia:\nFazer Artistico. \nEquilibrio \nCoodenação.\nMovimento\nExpressividade:\n- Utilização expressiva intencional\n- Percepção de estrutura rítmica\n- Percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridades do corpo\n- Atenção, lateralidade, coordenação motora.\n- Movimentos.\n- LINGUAGEM ORAL\n- Conversar a respeito da atividade\n- Comunicação de quantidade\n- Posições na frente, atrás\n- Lateralidade\n- Atenção