Classificação: Brincadeira
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Brincar, Jogar e Aprender Jogos e brincadeiras estimulam o raciocínio e muitas outras vantagens em uma criança com faixa etária de zera a seis anos, proporcionando a criança o desejo e o pelo prazer que esta fazendo e assim aprendendo e brincando. Propondo a criança desafios e instigando-a a buscar soluções para as situações que se apresentam durante o jogo, elas estarão trocando ideias e aprendendo a tomar decisões. O professor com pouco de criatividade estará conseguindo manter a atenção, concentração e o desejo do aluno, e todos poderão aprender brincando.\nAprender brincando será sempre \nUma boa ideia... \n PARABÉNS!!!
Jairo T. Tavares | responsável
Pergunta Exploratória

Por que é gostoso brincar?

Expedição Investigativa

No dia 10 de abril, realizamos a nossa expedição investigativa, expedição esta que foi realizada no ginásio de esporte de nosso município. Esse local foi escolhido devido ao fato que o eixo escolhido para trabalhar com as crianças foi artes e movimento.\nPara que esse dia fosse bem aproveitado pelas crianças, contamos com a colaboração de alguns integrantes da equipe de esporte do nosso município. Equipe esta que não mediu esforços para que as crianças se divertissem muito praticando atividades físicas. Para que as crianças realizassem ás atividades propostas, prepararam para este dia um circuito contendo vários obstáculos para que elas os realizassem.

Objetivos

A brincadeira faz parte da vida da criança e incluir o jogo e a brincadeira na escola. Tem como objetivo ajudar no desenvolvimento da mesma enquanto individuo e na construção do seu desenvolvimento, uma vez que estes processos estão fortemente interligados. Brincar favorece a auto estima da criança e a sua interação com os colegas, propicia-lhe situações de aprendizagem e desenvolvimento de sua capacidade cognitiva. Por meio de jogos a criança aprende a agir, além de ter a sua curiosidade estimulada. Assim brincar e jogar são também fontes de lazer e prazer, mais também fontes de conhecimento, uma vez que o brincar faz parte da atividade educativa. Sendo assim, através dos jogos e brincadeiras podem-se atingir vários objetivos. Objetivos estes que visam na criança o desenvolvimento de sua linguagem, do cognitivo, do afetivo e o físico- motor.

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade de aprendizagem foi realizada então no dia 03/07, e para este momento o professor deu início com as crianças falando um pouco sobre a música.\nE para que elas entendessem um pouco mais, ele começou trabalhando com elas a questão da atenção, concentração, ritmo e muitas outras coisas.\nPara tornar esse momento mais divertido e prazeroso para as crianças o professor trouce um violão, instrumento musical esse que as crianças adoraram.\nO professor conseguiu, através desse momento que as crianças tomassem muito mais gosto pela música.

Articulação com o currículo

Linguagem Oral e Escrita: Pensamento lógico\nMatemática: Registro de quantidade e cores.\nNatureza e Sociedade: Os seres vivos\nArtes: Pintura\nMovimento: Jogos funcionais realizados com o próprio corpo


Ficha Técnica
Escola
Centro Municipal de Educação Infantil

Turma
Pré II F

Número de alunos
14

Educadores
Rosemar Salvalagio Salmazio

Estado
Paraná

Município
Jussara

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO JUSSARA

Apoiadores
Prefeitura Municipal de Jussara\nSecretaria Municipal de Educação

Sabendo que a presença da criança na educação infantil, representa uma oportunidade de ampliar os seus conhecimentos, já que ela vivencia aprendizagens inéditas e estas envolvem uma diversidade de relações e atitudes, além de estabelecer regras, limites que são transmitidos a elas, optei por trabalhar jogos e brincadeiras uma vez que os jogos foram utilizados como estratégia para propor as crianças desafio e instigando a á buscar soluções para as situações, levando-a á raciocinar, trocar ideias e tomar decisões.