Direitos e Deveres: Respeitando as Diferenças
Pergunta Exploratória
Quais são os direitos e deveres das crianças e adolescentes?
Expedição Investigativa
A Expedição investigativa foi planejada a partir de reunião pedagógica realizada na escola.Os alunos foram conduzidos pelo professor ao Conselho Tutelar da cidade onde tiveram a oportunidade de sanar suas dúvidas sobre direitos e deveres de crianças e adolescentes. Nesse local os alunos desenvolveram funções diferentes: questionavam, observavam, fotografavam, registravam.No retorno para a escola aconteceu roda de conversa, com socialização das anotações feitas, produção textual coletiva sobre a visita e a aprendizagens do dia. Junto com os alunos decidiu-se o título do projeto.
Objetivos
Entender que possuímos deveres e direitos. \nVivenciar valores na escola, família e comunidade.
Comunidade de Aprendizagem
Conselheiras tutelares
Articulação com o currículo
01.Como socializar conhecimento adquirido na expedição investigativa? Quais são os direitos e deveres das crianças e adolescentes? Roda de conversa (debate e exposição de ideias); Texto coletivo; Trabalho com poesia de Ruth Rocha(exploração de atividades através da poesia); Estudo do ECA(alguns artigos); 02.O respeito como hábito de todos os dias e em todas as circunstâncias, é possível? Saber que regras necessitam ser seguidas; Mostrar regras dos jogos realizados na turma: Escravos de Jó, Passa bambolê e Cabo de guerra; Elaborar questões para pessoas de idade responder sobre a importância do respeito na juventude deles. Expor na sala de aula. O respeito com o meio ambiente através de vídeos e documentários; 03. Como saber conviver com as diferenças e com as opiniões dos outros sem julgar? Como expressar opiniões sem ofender? Leitura e interpretação da história Menina bonita do laço de fita; Ilustrar a história;